HC incorpora tecnologia de 1° mundo em microscópio cirúrgico

(06/03/2017) O Hospital de Clínicas da Unicamp é o primeiro do interior do Estado, a incorporar a tecnologia mais moderna no mundo em microscópio cirúrgico para cirurgias neurológicas, otorrinolaringológicas, plásticas e de coluna. A aquisição é do modelo Zeiss OPMI VARIO 700, fabricado na Alemanha. O equipamento estará em funcionamento ainda neste semestre, com uma série de diferenciais tecnológicos como câmera Full HD integrada, controles motorizados acionados por joysticks para focalização e zoom, iluminação por fibra óptica, sistema ergonômico com funções automatizadas em touchscreen e ausência de cabos.
 
O equipamento foi adquirido por R$ 373.000,00 com recursos de emenda parlamentar do Orçamento da União (2014) indicada para o hospital pelo deputado federal Paulo Freire. Para o coordenador de Assistência do HC e cirurgião, professor Antonio Gonçalves de Oliveira Filho a incorporação de uma tecnologia avançada como esse microscópio cirúrgico, representa um ganho em qualidade para as equipes cirúrgicas, para o ensino dos médicos residentes e, principalmente para o paciente que terá um melhor resultado no seu tratamento.
 
"A tecnologia embarcada oferece um movimento fino que resulta num excelente suporte ao cirurgião com o mínimo esforço, posicionamento preciso, agradável e fácil. Nele, a imagem microscópica se caracteriza por um ótimo contraste e pelo reconhecimento de detalhes com um grau de profundidade de campo", destaca Oliveira Filho. O equipamento possui rotação de 360 graus ao redor do seu eixo bem como, freios eletromagnéticos em todos os movimentos do aparelho. O Zeiss OPMI VARIO 700 permite ainda integração com sistemas de neuronavegação, com sistema de sala cirúrgica inteligente e com micromanipulador para laser.
 
Outro diferencial é que os usuários também podem ajustar as funções do sistema primário com o controle de pé sem fio. Quatro rodas direcionais no pé da base permitem posicioná-lo sem problemas na sala cirúrgica. As funções eletromotoras do microscópio podem ser enviadas através de um painel de comando com pedal ou manual.

Leia mais na matéria: 
SP Notícias - Portal do Governo

Caius Lucilius  com Caroline Roque
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save