Exposição reúne trabalho de Oficina de Pintura do HC

(05/12/2012) Os alunos da Oficina de Pintura do Hospital de Clínicas da Unicamp expõem seus trabalhos na Casa do Lago da Unicamp até a próxima semana (14). A exposição é aberta ao público das 09h00 até as 21 horas e a entrada é gratuita. O evento reúne obras desenvolvidas pelos alunos da primeira turma da oficina no hospital, que teve início em abril deste ano, com a coordenação de Márcia Cristina Quaiatti Antonelli, artista plástica, funcionária do Instituto de Química (IQ).

 

A oficina acontece uma vez por semana, dividida em duas turmas. Os principais objetivos são promover a integração de profissionais de diferentes áreas, desenvolver a percepção visual, estimular a criatividade dos participantes e promover uma atividade de combate ao estresse. Os funcionários do Serviço Social e do Agendamento participam as quartas-feiras e o grupo da Central de Material Esterilizado (CME) se reúne as quintas. “Os colaboradores se entusiasmaram muito com a iniciativa, pois não há muitos projetos que contemplam funcionários”, conta a professora Márcia Cristina.

 

Ela já promove a oficina no IQ há quatro anos, dentro do Programa de Integração de Química (PIQ). Com os bons resultados da oficina, o projeto foi levado para o Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) e há dois anos o Grupo financia a realização das atividades, após o horário do expediente dos colaboradores. Este é o primeiro ano da oficina no HC, que reúne 15 participantes. Também há grupos no CAISM , DGA e turmas aos sábados.

 

“Essa é a melhor coisa que aconteceu em 23 anos de Unicamp, em termos de humanização para os funcionários”, comemora Rosana Márcia Sartori, assistente social que trabalha no ambulatório de psiquiatria do hospital. A sua colega de oficina, Eliane Barceiro Scarin, assistente social que atua nos ambulatórios, também comemora a realização da oficina e já propõe a ampliação das atividades, com aulas de artesanato. “É preciso ampliar essas oficinas e o espaço também, a idéia é um funcionário reproduzir o que sabe para o outro, multiplicando”, explica. “A oficina de pintura é uma ótima oportunidade de integração e relaxamento. Aqui, conheci colegas de trabalho com as quais eu não tinha contato e que se tornaram minhas amigas”, completa Raquel Vieira, secretária da CME.
 

A professora Márcia já trabalha em novos projetos com a mesma linha de atuação. “É preciso ampliar o espaço, mas eu já tenho um projeto de oficina de pintura abstrata, destinada também a pacientes e acompanhantes”, conta. Ela explica que serão oficinas mais rápidas, com duração média de duas aulas, com pouco mais de uma hora cada, para produção de uma tela. Assim, ela acredita que seja mais fácil incluir quem não está no hospital todos os dias.

 

A oficina integra uma agenda de projetos de humanização implantados no HC este ano. Ao todo foram dez projetos, resultado da parceira do Grupo de Humanização do HC (GTH) com as equipes das áreas em que são realizadas as atividades. “Apesar deste ser um ano atípico para o GTH, sem reuniões frequentes, os projetos foram colocados em prática e tem dado bons resultados”, afirma Maria Rita Fraga Sthal, diretora do Serviço Social do hospital. Segundo ela, o plano é retomar as reuniões mensais em 2013 e ampliar a oficina de pintura.

 

Para os funcionários interessados em participar da oficina, a professora diz que é preciso ficar atento à divulgação das inscrições para o projeto no início do próximo ano. As vagas ficam disponíveis no site do GGBS e os funcionários do HC podem procurar a diretora do Serviço Social, Maria Rita.

 

Serviço
Data: 04 a 14 de dezembro de 2012
Horário: Segunda a sexta das 9h às 21 horas
Local: Casa do Lago (Rua Érico Veríssimo, s/n - Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo)
Entrada gratuita

 

 

Caius Lucilius com Jéssica Kruckenfellner

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save