HC realiza 1º Workshop de Implante Coclear

(28/09/2012) O 1º Workshop Advanced Bionics-Unicamp de Implante Coclear acontece entre hoje (28) e sábado (29) no anfiteatro de pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Composto por palestras, acompanhamento de cirurgias e treinamento prático, o evento corresponde aos avanços na área de cirurgia para reabilitação da audição. Durante as palestras serão apresentadas novidades da área, com a participação de palestrantes nacionais e internacionais.

“Essa é uma oportunidade única para atualização dos profissionais e intercâmbio de conhecimentos”, afirma o presidente da comissão organizadora do workshop, Agrício Nubiato Crespo. O treinamento prático no Temporal Boné Lab e a discussão de casos em mesas redondas são os itens mais esperados na programação. Segundo Agrício, o evento possibilita uma imersão imperdível na área de implante, cuja importância vem crescendo a cada dia. As cirurgias realizadas durante o workshop serão gravadas e editadas para posterior aquisição.

Voltado para médicos otorrinolaringologistas com interesse em implante coclear, o curso conta com a participação do professor convidado Peter S. Roland, que leciona na Universidade do Texas (Southwstern Medical Center) em Dallas. Os convidados nacionais são os médicos, Ricardo Ferreira Bento, coordenador o grupo de Implante Coclear do HC-USP e Luiz Rodolpho Penna Lima Jr., chefe do programa de implante coclear na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. O workshop é organizado pelas disciplinas de Otorrinolaringologia, Cabeça e Pescoço da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Implante Coclear no HC

As primeiras cirurgias de implante coclear no HC da Unicamp foram realizadas apenas em adultos, e a partir de 2003, o procedimento passou a beneficiar crianças. Desde então o hospital amplia e qualifica sua equipe constantemente. O implante coclear é uma prótese eletrônica introduzida cirurgicamente na orelha interna. Ele capta as ondas sonoras, transformando-as em impulsos elétricos que estimulam diretamente o nervo coclear.

 

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

 

Share/Save