Semana da Nutrição no Hospital de Clínicas termina amanhã

(30/08/2012) Essa edição da Semana da Nutrição da Unicamp começou na última segunda-feira (27) e vai até amanhã (31), organizada pela Divisão de Nutrição e Dietética (DND) do Hospital de Clínicas da Unicamp, Seção de Relações Públicas e com o apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS). O cronograma de atividades incluiu cardápio especial, apresentação artística de funcionários do hospital e pela primeira vez, um ciclo de palestras sobre alimentação saudável e segurança de alimentos que está ocorrendo no anfiteatro do 3º andar.
 
"A inclusão de palestras sobre alimentação na Semana de Nutrição é inédita e corresponde a proposta da divisão de promover a educação nutricional à comunidade da área de saúde" afirma a diretora da Divisão de Nutrição e Dietética, Harumi Kinchoku.
 
O último evento da semana ocorre amanhã às 10 horas no anfiteatro do HC. Apresentada pela nutricionista Chika Fukui, o tema será alimentação saudável, com orientações sobre a redução do consumo de sal, açúcar e óleo. Alimentos cujo consumo regulado é constantemente lembrado nas orientações médicas para prevenção de doenças. Serão distribuídos panfletos com sugestões de cardápio, informações adicionais para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema e os participantes receberão um certificado.
 
“Não adianta cuidarmos da alimentação saudável sem o cuidado com a segurança e correto condicionamento do que consumimos”, lembra Harumi. A expectativa é que o público participante aumente no próximo ano. “Como esse é o primeiro ano com palestras no calendário, nós não sabíamos ao certo qual seria a adesão. Mas as pessoas que participaram interagiram muito ao longo das apresentações”, comemora a diretora.
 
A atividade de abertura do calendário foi uma palestra motivacional para os funcionários do DND, proferida pelo médico, Jamiro da Silva Wanderley e Sueli Campos Lopes. No segundo dia, os funcionários assistiram a uma apresentação musical na hora do almoço e jantar no refeitório do hospital. A palestra sobre alimentação saudável, apresentada na quarta-feira (29) no período da tarde, será reapresentada amanhã para que o maior número de pessoas possa receber as orientações. E nessa quinta (30), a professora da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA), Adriane Antunes de Moraes, falou sobre a segurança dos alimentos consumidos em casa.
 
“Eu organizei as informações de maneira didática e com uma linguagem simples para esclarecer as principais dúvidas e desfazer alguns mitos”, explica Adriane. Ela usou exemplos cotidianos para ilustrar o cuidado necessário na preparação, conservação e consumo de alimentos. “Não se propõe com esses cuidados, eliminar todos os microorganismos existentes. Mas eles devem existir em quantidades toleráveis”, completa ela.
 
A nutricionista explica que, para uma bactéria causar uma doença ela precisa se reproduzir em grande quantidade. Assim, um experimento realizado na FCA registrou que uma bactéria se reproduziu 130 mil vezes num período de seis horas. “Por isso, o cuidado com os alimentos produzidos para muitas pessoas, como os ofertados em refeitórios, é tão importante”, reitera. Num modelo de self-service, por exemplo, o mesmo alimento pode ficar exposto por até três horas.
 
Segurança de alimentos
Não perca a última palestra da Semana da Nutrição amanhã às 10 horas no anfiteatro do HC no 3º andar, apresentada pela nutricionista Chika Fukui.
 
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

 

Share/Save