HC apresenta melhora no registro de atividades pelo SAHE

(03/07/2012) Em recente visita a Unicamp (19/06), o assessor da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Olímpio Nogueira Viana Bittar Jr., apresentou o Sistema de Avaliação dos Hospitais de Ensino (SAHE). O evento sediado no salão nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) contou com a participação do superintendente do Hospital de Clínicas, Manoel Barros Bertolo, o diretor da FCM, Mário Saad, a diretora associada Rosa Inês Costa Pereira, o diretor executivo do CAISM, Oswaldo Grassiotto, gerentes do HC e coordenadores do Hemocentro e do CAISM.
 
Durante a apresentação, Bittar destacou a evolução das metas de produtividade do HC. “Ao compararmos os resultados de 2010 e 2011, a melhora é perceptível”, afirmou Olímpio Bittar. Ele indicou ainda, as vantagens da melhora na qualidade das informações apresentadas, que facilitam o processo decisório. Para o superintendente do HC. Manoel Bértolo, a melhora no registro interfere diretamente na reivindicação de investimentos, como o correto pagamento dos procedimentos para atender com qualidade e ampliar os serviços à população.
 
De acordo com Olímpio atualmente através de dois indicadores, produtividade e qualidade, é possível decidir com maior facilidade e assertividade a destinação dos recursos da saúde. “Entender a importância desses indicadores e como eles são avaliados pela Secretaria é muito importante para a gestão do hospital”, enfatizou Bértolo. Para ele, antes da efetivação do SAHE, o hospital enfrentava dificuldades para informar sobre as atividades realizadas. “Entretanto, no último ano foram feitas duas modificações para adequar a transmissão desses dados”, disse o superintendente.
 
Segundo Bértolo os resultados demonstram que a instituição está no caminho certo em buscar ferramentas que ampliam a produtividade assistêncial do hospital. “O empenho de nossos profissionais está sendo fundamental para que esses indicadores melhorem a cada ano, com impacto direto na qualidade e resolutividade dos serviços prestados à população”, considera Bértolo.
 
SAHE - Coordenado pela Assessoria de Hospitais de Ensino do Gabinete da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o SAHE, implantado em 2005, coleta dados para produção de relatórios mensais e anuais de hospitais de ensino do estado. Esse sistema aponta as boas práticas dos hospitais, como baixo custo e alta produtividade, elaboração e alcance de metas, visando sempre a otimização dos recursos disponíveis.
 
 

Caius Lucilius com Edimilson Montalti e Jéssica Kruckenfellner

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

 

Share/Save