Ortopedistas do HC lançam e-book sobre Enxerto Ósseo

(11/06/2012) Os médicos Alessandro Zorzi e João Batista de Miranda, do Departamento de Ortopedia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp lançam o livro "Enxerto ósseo". O livro que pode ser adquirido pelo sistema "open access" e pode ser baixado gratuitamente, na íntegra, em formato pdf, para tablets, notebooks e afins.

 

O enxerto ósseo é o procedimento cirúrgico no qual um novo osso (enxerto ósseo) ou um material de substituição (substituto do enxerto) é colocado em fraturas ósseas ou defeitos ósseos para ajudar na cicatrização. O enxerto ósseo é um campo de interesse de várias especialidades cirúrgicas, tais como: ortopedia, neurocirurgia, odontologia, cirurgia plástica, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia de coluna, cirurgia de mão, otorrinolaringologia, entre outros.

 

"Todas estas especialidades têm de lidar com os problemas relativos à falta de tecido ósseo ou cura da fratura prejudicada. Há uma infinidade de técnicas cirúrgicas que envolvem hoje em dia algum tipo de enxerto ósseo ou substituto de enxerto ósseo", escrevem Zorzi e Miranda na apresentação do livro.

 

"O osso é o segundo material mais comumente implantado no corpo humano, após sangue transfusão, com uma estimativa de 600.000 enxertos realizados anualmente só nos EUA", completa.

 

O livro reúne autores pesquisadores da Ásia, América e Europa com diferentes pontos de vista e experiências diferentes com enxerto ósseo. Há capítulos sobre os princípios básicos do enxerto ósseo, destinado a estudantes e capítulos sobre novas técnicas, destinado a especialistas.

 

O link para acesso gratuito é http://www.intechopen.com/books/bone-grafting

 

 

Caius Lucilius

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp
Share/Save