FCM e Serviço Social do HC realizam 14º curso para Cuidadores Informais

(01/06/2012) O Serviço Social do Hospital de Clínicas da Unicamp em parceria com o Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas realiza nos dias 05 e 06 de junho o XVI Seminário de Cuidadores Informais na Assistência Domiciliar, no anfiteatro cinco da FCM. O evento começa às 9h00 e o principal objetivo é orientar cuidadores, em geral familiares, amigos e vizinhos dos pacientes, a respeito dos cuidados com relação à medicação, tratamento e alimentação dos doentes.
 
No primeiro dia de evento, temas como perda, doenças neurológicas, cuidado com idosos e atenção aos cuidadores serão abordados em palestras, oficinas e dinâmicas, com perguntas do público para os especialistas. Ernesta Lopes Ferreira Dias, uma das coordenadoras do evento, ressalta que o enfoque no idoso continua presente no seminário, pois são os pacientes dessa faixa etária que mais precisam de cuidados. “Com o envelhecimento da população, as famílias tem que se reorganizar para lidar com essa nova realidade”, completa a coordenadora.
 
A regulamentação da profissão de cuidador será discutida no segundo dia, com exposição de Marília Anselma Viana Berzins, assistente social e doutora em Saúde Pública. Informações sobre cuidados paliativos também integram a agenda, que termina com uma palestra do docente de Clínica Médica da FCM, Jamiro Silva Wanderley. Para ele, a busca por informações é importante para assegurar a melhor assistência ao doente. Ele destaca ainda a participação de pessoas que após perderem um familiar, vítima de doença, tornaram-se cuidadores, “eles usam a própria experiência para ajudar outras famílias em situação semelhante”.
 
Durante o curso serão sorteados alguns brindes e livros didáticos de apoio ao cuidador. No final do evento os participantes receberão um certificado.
 
As inscrições podem ser feitas pela internet clicando aqui e a programação completa pode ser vista aqui.
As vagas são limitadas e o investimento necessário é de R$ 80,00 para profissionais e R$50,00 para cuidadores e estudantes. Mais informações pelo telefone: (19) 3521 – 7878 (Irene).
 
 

Caius Lucilius com Jéssica Kruckenfellner

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp
Share/Save