Drauzio Varella grava série para o Fantástico da TV Globo no HC

(25/05/2012) O último episódio da série “Acidentes Domésticos”, comandada pelo médico e apresentador Drauzio Varella, terá a participação do cirurgião vascular, Fábio Husemann Menezes com sua equipe e o paciente Cornélio José Correia. A edição que vai ao ar às 20h45 deste domingo (27/05), após o Domingão do Faustão, foi gravada no último dia 14 na enfermaria do hospital e vai abordar mal súbito. Seu Cornélio chegou a Unidade Emergência Referenciada (UER) no final de abril, encaminhado pelo SAMU com sintomas de um AVC e ficou internado para tratamento e depois o procedimento cirúrgico.
 
As gravações no HC foram feitas pela manhã na enfermaria, contando com a ajuda dos profissionais do hospital. A equipe de reportagem acompanhou seu Cornélio recebendo alta e à tarde, Drauzio Varella visitou a casa do paciente. O procedimento cirúrgico realizado foi uma endarterectomia de carótida. Trata-se da remoção da placa composta por substâncias como colesterol, cálcio e tecido fibroso que vão se acumulando nas paredes da artéria, impedindo o fluxo normal de sangue. Quando esse fluxo é reduzido, pode ocorrer um acidente vascular cerebral (AVC), conhecido também como derrame ou isquemia cerebral.
 
Durante o procedimento, o cirurgião faz uma incisão no pescoço do paciente, onde se localiza a artéria, e remove o acumulo da placa no revestimento da parede arterial. A abertura é então suturada e o fluxo sanguíneo liberado. O paciente fica internado no hospital apenas para acompanhamento do resultado da operação e possíveis complicações.
 
Após a cirurgia, recomenda-se não dirigir nem fazer exercícios físicos por algumas semanas e consultas de acompanhamento são programadas para acompanhamento da recuperação, que inclui alguns remédios. O cirurgião vascular aponta que a mudança de hábitos é parte importante desse processo. Adotar uma dieta com baixo nível de gordura saturada e colesterol, praticar atividades físicas e não fumar são algumas dessas recomendações.
 
Na última terça-feira (22) o paciente Cornélio José Correia retornou ao HC para acompanhamento pós cirúrgico e a avaliação da equipe médica é de que o procedimento foi bem sucedido. Seu Cornélio estava acompanhado pela esposa Abgail que aproveitou para elogiar toda a equipe de médicos e enfermeiros do hospital, além da equipe do SAMU muito ágil no socorro e encaminhamento ao PS da Unicamp. "Me senti muito segura e confiante desde o primeiro atendimento até o retorno ao HC para avaliação da cirurgia. Aproveitei e convidei toda equipe para comer um bolo "verde" feito com gelatina de limão", disse a esposa do paciente.
 
O programa que vai ao ar nesse domingo é o último episódio da série “Acidentes Domésticos: o perigo dentro de casa”, exibida desde o dia 22 de abril deste ano. Com duração de aproximadamente 10 minutos, Drauzio Varella apresenta dicas simples e eficientes que podem salvar a vida de uma pessoa em casos de emergência doméstica. Drauzio Varella aproveitou a vinda a Unicamp para gravar uma das aberturas do episódio na entrada da UER.
 
Temas como ataque de animais venenosos, suspeitas de fraturas, choques elétricos e cortes já foram abordados nas edições anteriores. Drauzio é médico oncologista e já participou de diversas séries do Fantástico na TV Globo, sendo uma referência na divulgação de informações sobre saúde para o público leigo.
 
 
 
Horários alternativos do Fantástico na GloboNews: Domingo às 00h05
 
     
 
 
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

 

Share/Save