Semana de Enfermagem no HC foca na gestão de pessoas e assistência

(10/05/2012) Entre os dias 14 e 18 de Maio, o Departamento de Enfermagem do Hospital de Clínicas da Unicamp e da Faculdade de Ciência Médicas junto a Associação Brasileira de Enfermagem de São Paulo realizam a Semana de Enfermagem no auditório do hospital. A participação é gratuita e não é necessário se inscrever previamente.

 

O evento terá diversas palestras ministradas por profissionais da área de enfermagem do HC e da FCM. Os principais temas tratarão de gestão, educação, ética e recursos humanos em saúde. A motivação profissional e a segurança dos pacientes também serão abordadas no decorrer da semana.

 

"Esse é um evento aberto aos profissionais de outras áreas da saúde, alunos e inclusive pessoas que trabalham em outros hospitais", afirma a Enfª. Flora Marta Giglio Bueno, diretora do Departamento de Enfermagem do HC. Ela destaca ainda que a parceria com a ABEn (Associação Brasileira de Enfermagem) desde 2010 tem orientado a temática da semana.

 

Esse ano o tema é "ABEn: 85 anos de Compromisso Social, Participação e Luta", reiterando a responsabilidade social que a enfermagem tem e na composição das palestras no HC foi direcionada à gestão de pessoas e o cuidado com os pacientes. "Nosso objetivo é propor uma reflexão aos profissionais e propor uma atuação que contemple à melhoria constante do cuidar/assistência", completa a diretora.

 

Para Flora Bueno a gestão é um ponto importante e crítico, que engloba a preocupação com a motivação dos funcionários que integram a área. Pensando nisso, diz, esse ano será instituído um prêmio em homenagem à enfermeira Ryoko Tsuda Bellentane. "Hoje nós já temos produção e prática diferenciada, mas grande parte desse trabalho não é registrado. Esse prêmio surge para possibilitar o desenvolvimentos de trabalhos e artigos, estimulando a produção científica", afirma Bueno.

 

No último dia do evento (18), as atividades acontecerão no auditório da FCM, com a participação da presidente da ABEn (Associação Brasileira de Enfermagem), Profª. Draª. Ivone Evangelista Cabral e do Presidente do COREN-SP, Prof. Dr. Mauro Antonio da Silva. O evento é resultado de um esforço conjunto entre o departamento de enfermagem do HC e da FCM com o apoio do GGBS.

 

No HC, o departamento existe desde a fundação do hospital e investe constantemente no aprimoramento e motivação dos seus funcionários. São mais de 300 enfermeiros atuando em todas as áreas, o correspondente à participação 24 horas no atendimento dos 409 leitos do hospital.

 

 

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp
Share/Save