Pioneiro da Traumatologia é homenageado no HC

(03/01/2011)  Disciplina de Cirurgia do Trauma da Faculdade de Ciências Médicas da (FCM) Unicamp realizou no dia 14 de dezembro, a tradicional reunião de confraternização da equipe multiprofissional, no Anfiteatro do Hospital de Clínicas da Unicamp, com uma ausência muito importante: a do professor Mário Matovani que faleceu no dia 6 de novembro deste ano. A reunião, idealizada pelo por Matovani, sempre acontece todos os anos com objetivo de reunir todos os profissionais da área. Neste ano, o evento contou com uma homenagem especial ao seu idealizador que também foi superintendente do HC.

 

Em 1987, o professor implantou a disciplina de Cirurgia do Trauma do Departamento de Cirurgia, responsável pelo atendimento das urgências traumáticas e não traumáticas no HC. Além disso, criou a Residência Médica em Cirurgia do Trauma na Unicamp e as Ligas do Trauma, sendo grande incentivador delas em todo o Brasil. O cirurgião publicou 230 trabalhos científicos, 12 livros, 149 capítulos em outras obras, além de orientar 25 teses de mestrado e doutorado.

 

Para homenagear Mário Mantovani, a equipe descerrou uma placa no pátio da enfermaria da Cirurgia do Trauma, com os dizeres: A Disciplina de Cirurgia do Trauma, constituída por seus médicos, alunos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, nutricionistas e outros profissionais da área de saúde, homenageiam o seu criador e incentivador, denominando a confraternização de dezembro como Reunião Prof. Dr. Mário Mantovani, na qual ele nos ensinou a compartilhar os conceitos de união e integração no atendimento aos doentes fazendo o "ABCDE" com: Amor, Bondade, Carinho, Dedicação e Entusiasmo.

 

Durante a reunião, ex-pacientes recuperados atendidos pela equipe deram depoimentos e agradeceram à dedicação do grupo. Um deles, a atleta de triatlhon, Ana Lídia Borba, sofreu um acidente em dezembro do ano passado, enquanto treinava. Ela foi atropelada ao cair da bicicleta em uma rodovia próxima a cidade de Campinas, recebendo todo atendimento no HC. Depois de um período em recuperação bem sucedido no hospital a família fez questão de comparecer ao evento e agradecer a equipe multiprofissional da Cirurgia do Trauma. Após o evento, foi servido um coffee-break oferecido pela família Borba.

 

  

 

 

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp
Share/Save