HC sedia 3ª Mostra do Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos

(15/03/2011)  A ONG GABRIEL, em parceria com o Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos do Hospital de Clínicas - SPOT e com o apoio da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, estará promovendo até 16 de maio, a 3ª Mostra do Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos nas dependências do Hospital de Clínicas da Unicamp.

 

O evento de abertura foi aberto no último dia 16, no hall da Capela do Hospital de Clínicas, 3º andar, e contou com a presença do Prof. Manoel Barros Bértolo, Superintendente do HC; prof. Helder José Lessa Zambelli, coordenador do SPOT Unicamp; Pe. Norberto Tortorelo Bonfim; Pr. João Silvio Rocha da Capelania do HC, Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho, presidente ONG GABRIEL e Valdir de Carvalho, diretor da ONG.

 

Durante o período da exposição, a mostra apresentará cerca de 64 obras escolhidas entre as categorias cartum, charge, caricatura e história em quadrinhos que serão trocadas a cada 30 dias, por outras obras. O intuito é expor quase que a totalidade dos 200 trabalhos que fazem parte do acervo da GABRIEL e que estão disponíveis no site www.gabriel.org.br

 

A presidente da GABRIEL, Maria Inês, lembrou que o convite partiu do neurocirurgião Helder Zambellli em julho de 2010 e desde então, a ONG e o SPOT Unicamp trabalharam juntos na organização do evento. "O Salão de Humor é o canal de abertura para conscientização", afirmou Maria Inês. Os oito expositores onde estão instaladas as obras foram cedidos pela Fundação Pró-memória de Indaiatuba.

 

O 1º Salão Nacional de Humor sobre Doação de Órgãos é uma iniciativa da GABRIEL que aconteceu no ano de 2008 com exposição no período de 15 de agosto de 2008 a 15 de janeiro de 2009 no Museu do Casarão Cultural do Pau Preto em Indaiatuba. Mais duas mostras aconteceram sendo uma na cidade do Recife - PE em outubro de 2009 e outra em setembro de 2010 na cidade de São Carlos - SP.

 

Para a presidente da ONG a idéia que surgiu de uma vontade de fazer algo novo e diferente das outras campanhas de doação deu certo e já é possível sentir a diferença para lidar com o assunto ao conversar com as pessoas que visitam a exposição. "Pessoas e famílias que nunca pensaram sobre o assunto ao prestigiar a Mostra se tornam mais receptiva ao tema e a conversa sobre doação", explica Maria Inês.

 

Segundo Zambelli, as obras são bem humoradas e chamam a atenção do público para uma questão que precisar ser discutida em vida. "Nos aqui no HC somos um espaço importante de propagação da informação sobre doação de órgãos", afirmou Zambelli.

 

A mostra da UNICAMP tem como patrocinador a Novartis Biociências e apoio do Supermercado Paguemenos, EXSA Incorporações e Participações Ltda, HAOC Saúde, Hospital Santa Ignês e Laboratório de Análises Clínicas Dra. Edna Jaguaribe.

 

Caius Lucilius com Yasmine de Souza

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp
Share/Save