Pacientes documentam dia-a-dia no hospital

(31/03/2011)  A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Imagemagica, em parceria com o Hospital de Clínicas da Unicamp, realizou entre os dias 21 e 25 de março o Projeto Imagemagica - Saúde e Cultura nas enfermarias de Pediatria e Geral de Adultos do HC. O projeto formado por três ações: oficinas fotográficas, palestras e exposição fotográfica, promoveu e documentou a humanização e a importância do ato de cuidar nas relações entres equipes de saúde, pacientes e familiares.

 

Por meio da fotografia, as arte-educadoras da organização convidaram pacientes, acompanhantes, médicos e funcionários a registrarem a rotina hospitalar. Sob orientação das três educadoras foram distribuídas seis câmeras digitais compactas para que os participantes fotografassem cenas do seu dia-a-dia, produzindo imagens que  traduzam os diversos pontos de vista, sensações e sentimentos que envolvem o ambiente hospitalar. As atividades produziram mais de 280 imagens documentadas pelos 87 participantes.

 

A intenção foi que todos tivessem a possibilidade de perceber seu entorno e refletir sobre o ambiente e as relações que ali se estabelecem. "Nós passamos grande tempo com os grupos para criar vínculos, o que é super importante para este trabalho, a afeição é o que leva ao aprofundamento do trabalho", explica a educadora Mariana Valverde de Moura,há uma ano na OCIP.

 

No final de cada oficina de fotografia, a ImageMagica apresenta uma "Palestra com os Resultados", cujo objetivo é ampliar as reflexões levantadas a partir das fotografias, tanto para o público em geral quanto para o professores e estudantes. No dia 25, último dia que das educadoras no HC, foi realizado uma exposição com as imagens produzidas pelos participantes das oficinas de fotografia. O HC será presenteado com a exposição impressa em forma de banners que chegaram ao hospital no final de abril.

 

Eles também foram convidados a fazer uma legenda para cada foto. "As pessoas gostam muito da exposição e de receber suas fotos impressas, muitos se emocionam, fazem homenagens aos pacientes ou aos médicos e a gente consegue ver essa aproximação entre eles", afirma a coordenadora do Projeto, Carolina de Souza.

 

A OSCIP ImageMagica foi criada em 1995, em São Paulo, pelo fotógrafo documentarista André François, sem fins lucrativos que promove educação, cultura e saúde, criando condições para o pleno desenvolvimento pessoal e social, buscando potencializar nos indivíduos o papel de transformadores da realidade. Por meio da fotografia desenvolvem a percepção e a reflexão sobre temas de interesse público, visando a transformação social.

 

Entre os principais prêmios e títulos de reconhecimento recebidos pela ImageMagica estão: organização representante da América Latina credenciada pelo DPI - Departamento de Informação Pública da ONU, desde 2006; André François foi finalista do prêmio Empreendedor Social 2006, da Schwab Foundatione e o 1º lugar na categoria "Comunicação e Saúde", prêmio concedido pela: Organização  Panamericana da Saúde - International  Union for Health  Promotion and Health Education. Outras informações sobre a instituição no site www.imagemagica.org

 

 

Caius Lucilius com Yasmine de Souza

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp
Share/Save