Unicamp assina convenio do AME de Rio Claro

(14/01/2009) Com a presença do Governador José Serra, o Secretário de Estado da Saúde Luiz Roberto Barradas Barata e o Coordenador Geral da Universidade, Fernando Ferreira Costa assinaram ontem (13), em Rio Claro, o convênio para implantação e coordenação do Ambulatório Médico de Especialidades- AME de Rio Claro, que está sob a responsabilidade da Faculdade de Ciência Médicas (FCM). A assinatura ocorreu durante o evento de ampliação do campus da Bela Vista, da Unesp, em Rio Claro.

Este é o segundo AME que será gerenciado pela Unicamp - o primeiro foi o de Santa Bárbara D´Oeste, inaugurado em Dezembro e sob a gestão do Hospital Estadual Sumaré - HES. O governador destacou em seu discurso sobre o convênio com a Unicamp e a expertise da Unicamp na área da Saúde e nos projetos bem sucedidos da instituição. "O AME é algo que vem para funcionar bem e será administrado pela Unicamp, que é uma garantia de qualidade. Serão realizados, por mês, 30 mil exames médicos e 14 mil consultas."

Compareceram ao evento em Rio Claro, o chefe de gabinete adjunto, Carlos dos Anjos, o diretor associado da FCM, Gil Guerra Júnior, o superintendente do HC, Luiz Carlos Zeferino e Edison Bueno que coordena o Grupo Gestor dos AMEs na Unicamp. De acordo com Edison Bueno ainda este mês começam a ser publicados os primeiros editais de contratação de pessoal e serviços de manutenção do AME de Rio Claro. A previsão de inauguração oficial é em abril.

O AME de Rio Claro vai oferecer atendimento em 27 especialidades clínicas e terá inclusive serviços de acumpultura e psicologia. Instalado em uma área de 1700 metros quadrados, o AME vai dispor de 17 consultórios, salas de exames laboratoriais e de imagenologia (ultrasson, endoscopia, broncoscopia), funcionando das 7 às 19 horas. Deverão ser contratados 70 médicos e 200 profissionais de saúde.

José Serra entregou a ampliação do campus da Bela Vista, cujos gastos somaram R$ 10,7 milhões. O espaço, que antes possuía cerca de 27.000 m² de área construída, recebeu mais 11 mil m² com a construção dos departamentos de Física e Geografia, salas de aula, laboratórios e a administração central. No local são oferecidos os cursos de Ciências da Computação, Engenharia Ambiental, Física, Geografia, Geologia e Matemática.

Após a inauguração da nova área da Unesp, o governador Serra e o secretário Barradas seguiram em companhia de Fernando Costa para uma visita ao prédio do AME.

 

Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save