Profissional do HC é eleita vice-presidente da SOBEST

(04/02/2009) A enfermeira Sonia Regina Dantas, do Hospital de Clínicas, e uma das coordenadoras do curso de Especialização em Estomaterapia do Departamento de Enfermagem da FCM - Unicamp, tomou posse na última terça feira (27-01), como integrante da diretoria da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST). Sonia foi indicada, através da votação dos associados, para ocupar a vice-presidência da SOBEST e a diretoria do conselho científico. Sua gestão será de dois anos e se encerrará em 2011.

Sonia Dantas é funcionária do HC desde 1986, e atualmente atua na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH. “Comecei a me interessar pela área de estomaterapia em 1998 como membro do grupo de feridas no HC”, disse Sonia.

Fundada em 1992, a SOBEST é uma organização de caráter científico e cultural. Composta por enfermeiros e demais profissionais da área de saúde, discute a prática profissional em estomaterapia no tratamento de estomias, feridas e incontinências. A associação é parceira da ABEN (Associação Brasileira de Enfermagem) e do WCET (World Council of Enterestomal Therapists).

A Estomaterapia é uma pós-graduação em enfermagem, e o título de especialista é concedido exclusivamente pela SOBEST. Voltada à melhoria da assistência às pessoas com estomias, fístulas, tubos, cateteres, drenos, feridas agudas e crônicas e incontinências anal e urinária, a estomaterapia também visa os aspectos preventivos e terapêuticos dessas doenças, assim como a reabilitação.

Nos dias 16 e 17 de abril será realizado o I Encontro Nacional SOBEST/SOBEND sobre feridas, e de 26 a 29 de outubro, o VIII Congresso Brasileiro de Estomaterapia no Resort Pousada do Rio Quente, em Goiânia. Todos estão convidados a participar destes eventos e enviar seus trabalhos científicos. Todo enfermeiro ou profissional de saúde pode se associar a SOBEST através do site da organização www.sobest.org.br.

 

Caius Lucilius com Juliana Dobner
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save