Unicamp está entre 'Os Mais Admirados da Medicina de 2009'

(05/3/2009) A Unicamp recebeu o Prêmio Análise Medicina 2009. A Universidade mereceu destaque na edição “Os Mais Admirados da Medicina” do Anuário Análise Saúde de 2009, produzido pela Análise Editorial. Além de estar entre as instituições da área médica do Brasil, segundo o anuário, a Universidade também concentra 93 dos 2.349 especialistas brasileiros destacados pelos profissionais entrevistados pela equipe do anuário; o maior número de nomes citados na região de Campinas. Outro dado interessante é que todos os nomes citados na edição de 2008 se mantêm na relação da edição atual. 

Além de estar entre os 214 hospitais mais admirados do País, a Unicamp também é responsável pela formação acadêmica de 2,8% dos profissionais apontados no anuário. As listas de nomes de médicos e hospitais publicados são montadas a partir de indicações de médicos consultados pela Análise Editorial. O grupo deentrevistados é formado por entidades de classe, associações de especialistas, diretores de hospitais particulares e públicos, professores, pesquisadores e outros profissionais conhecidos e consagrados pela competência profissional e médicos revelados na pesquisa realizada na edição de 2008.

De 9 setembro a 18 de novembro de 2008, a Análise Editorial procurou cerca de 4 mil profissionais, com o objetivo de identificar profissionais e estabelecimentos de saúde que se destacam na prestação de serviços. 

"A área da saúde da Unicamp destaca-se pela qualidade de seus profissionais, pela infraestrutura disponibilizada e pela dedicação às atividades de geração do conhecimento novo. Segue o modelo de universidade estabelecido desde a sua criação, constantemente aperfeiçoado, de colocar como missão fundamental a formação de recursos humanos em todos os níveis, preparados para exercer suas profissões com competência e consciência da sua responsabilidade social. Qualifica essa atividade preponderante através da enorme dedicação à pesquisa e da forte relação com a sociedade. Assim, a presença da Unicamp em ‘Os mais Admirados da Medicina’ é o justo reconhecimento da dedicação e capacidade dos especialistas que aqui atuam", diz o reitor da Universidade, José Tadeu Jorge.
 

Para o diretor-associado da Faculdade de Ciências Médicas, Gil Guerra Júnior, a visibilidade está diretamente relacionada à produtividade e à qualidade do corpo docente, de alunos e funcionários da FCM, que pode ser comprovada pelos seguintes dados: “Anualmente, a FCM publica em média 600 artigos completos em revistas internacionais indexadas e 300 artigos completos em revistas nacionais indexadas, 25 livros e mais de cem capítulos de livros; forma cerca de 250 alunos na graduação (medicina, enfermagem, fonoaudiologia e farmácia), 250 médicos-residentes, mais de 70 aprimorandos e inúmeros especializandos, além de 300 pós-graduandos (cerca de 180 mestres e 120 doutores)”, relatou. O pediatra enfatizou que inúmeros professores participam e organizam Congressos e Eventos científicos nacionais e internacionais, além de serem membros de suas Sociedades Regionais, Nacionais e Internacionais.
 

Guerra Júnior acrescentou que a área de saúde da Unicamp orgulha-se de receber o prêmio, pois este é um reconhecimento vindo de pares, que tem grande importância, assim como o reconhecimento vindo da sociedade como um todo.

As indicações, segundo Guerra Júnior, acentuam a preocupação da FCM, assim como das demais áreas da saúde e de outras faculdades e institutos da Unicamp, em promover formação qualificada de recursos humanos (graduação, especialização e pós-graduação), produção de pesquisa e conhecimento novo e desenvolvimento de projetos de interesse social. “A qualidade e o aperfeiçoamento deste tripé são perseguidos constantemente pela FCM e pela Unicamp”, disse.

 

Maria Alice da Cruz (texto), Antônio Scarpinetti (fotos) e Everaldo Silva (edição das imagens)
ASCOM Unicamp

Share/Save