"Imersão em Distúrbios do Sono: Ronco e Apnéia"

[12/03/2009] A equipe médica da disciplina de Otorrinolaringologia do HC/Unicamp vai realizar, neste final de semana, o curso "Imersão em Distúrbios do Sono: Ronco e Apnéia". O evento é reconhecido pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial e tem como público alvo otorrinolaringologistas, dentistas, cirurgiões, cardiologistas, pneumologistas, geriatras, neurologistas, pediatras e fisioterapeutas, que virão de todo o país.

Serão dois módulos teóricos com 120 vagas: Recentes Avanços: Fisiologia, Fisiopatologia e Diagnóstico e Atualização em Tratamento, que discutirão temas como a fisiologia do sono, polissonografia, cefalometria, comorbidades, técnicas cirúrgicas e tratamentos. E dois módulos práticos: CPAP de A a Z com 35 vagas e Tratamento Oromaxilofacial com 20 vagas. Todas as vagas já estão preenchidas.

De acordo com o professor Agrício Crespo, coordenador do curso, os distúrbios de sono têm sido amplamente divulgados e a procura por atendimento nessa área tem crescido significativamente, inclusive no ambulatório do HC sempre às segundas-feiras. Segundo ele, um em cada três paulistanos sofre de insônia e 28% dormem mal; a incidência aumenta conforme a idade, aos 41 anos a estatística já sobe para 37%. Em âmbito global, a doença atinge de 20 a 25% da população e afeta principalmente as mulheres.

“O diagnóstico e os mistérios sobre o melhor tratamento ainda trazem imensas discussões. Por isso, as nuances do diagnóstico, as frequentes comorbidades e as possibilidades de tratamento serão focadas de forma ampla, crítica e criteriosa”, diz o chefe da Disciplina de Otorrinolaringologia da FCM.

 

Informações sobre o curso e programação:
http://www.comunicativaeventos.com.br/cursos/imersao/

ComunicAtiva Eventos Tel.: (19)3869-2272 ou (19)3849-0448
faleconosco@comunicativaeventos.com.br

 

Caius Lucilius com Marita Siqueira
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save