HC rende homenagem a Ex-superintendentes com descerramento de retratos

(31/03/2009) A Superintendência do HC concedeu nesta segunda-feira (30/03) uma homenagem a dois médicos da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) que foram superintendentes do Hospital de Clínicas (HC): Antonia Teresinha Tresoldi e Ivan Felizardo Contrera Toro. Os dois tiveram o privilégio de descerrar seus retratos no saguão da diretoria da FCM, na presença de familiares, amigos e da comunidade hospitalar, e farão parte da Galeria do HC, onde permanecerão junto aos superintendentes - oito desde o início das obras do HC - que já dirigiram o Hospital.

O superintendente do HC, Luis Carlos Zeferino, abriu a cerimônia destacando a importância dos dois colegas de faculdade na condução do hospital em suas gestões. “As características de qualidade e compromisso de cada um estão marcadas na história na instituição”, disse Zeferino. O diretor da FCM, professor José Gontijo, enfatizou o carisma dos dois professores junto à comunidade do HC e aos docentes da FCM. “São profissionais que amam o que fazem e sempre lutaram pelo melhor para o hospital”, destacou.

Em seguida o pediatra Roberto Teixeira Mendes homenageou ao cirurgião-toráxico Ivan Toro, reconhecendo o profissionalismo do amigo de faculdade num breve discurso sobre a sua carreira na Unicamp. Realçou que ele foi um ótimo aluno e orador da turma de Medicina da Unicamp em 1981. Iniciou sua carreira no Hospital Mário Gatti. "Passou ainda pelo Hospital Imaculada Conceição em Sumaré, Hospital Estadual Sumaré e HC, aliando capacidade de pesquisa e assistência", disse. Recordou que, como superintendente, foi muito comprometido, a despeito da crise financeira. Ivan destacou que sempre procurou fazer o melhor. "Vivemos um período muito intenso. Mas foi uma honra ficar à frente do hospital, pois afinal o HC é uma instituição muito admirada e respeitada", agradeceu Ivan Toro.

O pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva, que deixou de ser superintendente do HC em 2002 para assumir esta Pró-Reitoria, comentou que a médica Teresinha Tresoldi o substituiu e foi um grande auxílio na época, porque dedicou grande parte de sua vida ao hospital. "Ela colaborou com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), com a Farmácia e foi de fundamental importância para assessorar os recursos humanos do HC”, ressaltou Dr. Paulo que é amigo de turma há 37 anos. Antonia Teresinha agradeceu a homenagem e disse estar muito honrada com o gesto dos amigos.

O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, fez um agradecimento institucional e pessoal aos homenageados, dizendo que ambos enfrentaram um exercício que exigiu muito deles, principalmente diante de um novo milênio e da difícil tarefa de arrecadação do ICMS. Tadeu Jorge, em alusão ao relatório de sua gestão, observou que é muito perceptível a qualidade do serviço prestado no HC. "Isso somente tem sido possível graças à dedicação de pessoas que lideram o hospital. Esta, aliás, é uma atividade dos superintendentes. E a Unicamp é eternamente grata a vocês".

Trajetória - A pediatra Teresinha Tresoldi graduou-se pela Unicamp em 1977, onde doutorou-se em 1980. Foi assessora do Serviço Farmacêutico de 1988 a 1996, assessora especial da Superintendência de 1997 a 2000, coordenadora de assistência de 2000-2002 e, em seguida (2002), foi superintendente do HC. É chefe do Departamento de Pediatria desde 2005 e professora livre docente.

O cirurgião toráxico Ivan Toro graduou-se pela Unicamp em 1981. É professor desde 1987 e mestre e doutor pela Universidade. Foi coordenador de assistência e administrador do HC na gestão Luiz Jacintho da Silva. Foi interventor do Hospital Conceição Imaculada, em Sumaré, superintendente do HC na gestão 2002-2005 e coordenador da Disciplina de Cirurgia Torácica. Atualmente está preparando uma equipe multiprofissional para início, ainda este ano, do transplante de pulmão.

Estiveram presentes à solenidade o coordenador-geral da Universidade, Fernando Costa; o diretor da FEF, Paulo César Montagner; o coordenador de Assistência do HC, Manoel Bértolo; o coordenador de Administração do HC João Batista de Miranda; Ângela Bacha diretora-associada do Hospital da Mulher-CAISM; os ex-superintendentes do HC Antonio Frederico Novaes de Magalhães e João Luiz carvalho Pinto e Silva; Gil Guerra diretor- associado da FCM; membros do Conselho Superior do HC, autoridades institucionais, amigos e familiares dos homenageados.

Caius Lucilius com Isabel Gardenal e Mariana Marciano
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

 

 

 

 

 

Share/Save