Unicamp sedia IX ENFHESP

(04/06/2009) O Departamento de Enfermagem do Hospital de Clínicas da Unicamp está promovendo o IX ENFHESP, Encontro dos Enfermeiros de Hospitais de Ensino do Estado de São Paulo. O evento começou hoje e se prolongará até amanhã, no Centro de Convenções da Unicamp. O tema central deste ano é "O ambiente da prática profissional do enfermeiro: assistir, ensinar e gerenciar com segurança”, que será debatido em cursos e palestras ministradas por docentes de universidades integradas, como USP, PUC-SP, UFSC e a Unicamp. O superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp, Luiz Carlos Zeferino, compôs na mesa de abertura representando a reitoria da Universidade, e destacou a importância do trabalho das profissionais de enfermagem. “Basta ser diretor de hospital para reconhecer e valorizar o Departamento de Enfermagem”, elogiou Zeferino.

De acordo com a organização do evento são esperados mais de 500 profissionais de todo país, que estarão intensificando a troca de experiências nos dois dias de evento. Ao todo, foram inscritos 135 trabalhos científicos produzidos por docentes, enfermeiros assistenciais, gerenciais e graduandos. Nesta edição serão disponibilizados três cursos: Cuidados Paliativos: atuação da enfermagem (Prof. Dra. Maria Julia Paes da Silva - EEUSP); Enfermagem baseada em evidências (Prof. Dra. Anna Margueritha Bork - Hospital Albert Einstein) e Gestão de processos de trabalho fundamentados em indicadores assistenciais e gerenciais de enfermagem (Prof. Dr. Ademir Jose Petenate - IMECC UNICAMP).

Idealizado por profissionais da Unicamp, os primeiros eventos - 1991, 1993, 1995 - além de 2002, foram realizados na Universidade. “Trata-se de um evento que valoriza as competências profissionais e acadêmicas de enfermagem dos hospitais-escola e expressa um compromisso com o desenvolvimento do intercâmbio e a colaboração mútua das instituições organizadoras”, constata a enfermeira Vera Médice Nishide, presidente do IX ENFHESP e diretora do Departamento de Enfermagem do HC/Unicamp.

Segundo a enfermeira Vera, um dos principais objetivos do ENFHESP é a construção contínua dos alicerces de ideais comuns às Instituições de Ensino de SP, superando os desafios e permitindo, de forma construtiva, uma visibilidade nacional. Diz ainda, que por qualificar seus quadros é notável e positiva a evolução do evento em todos os seus aspectos, seja acadêmico, científico, assistencial ou humano.

O evento acontece de dois em dois anos, e congrega enfermeiros, graduandos de enfermagem e representantes das instituições de Ensino da Saúde, desde 1991. O conteúdo do programa e os resumos dos trabalhos científicos selecionados para este evento poderão ser acessados pelo site http://www.hc.unicamp.br/enfhesp.

 

Caius Lucilius e Marita Siqueira
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save