Funcionários do HC lançam livro “Sabores da Enfermagem"

(29/08/2011)  O lançamento oficial do livro “Sabores da Enfermagem” aconteceu na manhã do último dia 25 de agosto, no anfiteatro do Hospital de Clínicas da Unicamp. O livro é uma produção da enfermeira Irene Martinez, que trabalha há 23 anos no HC. Atualmente, ela faz parte da equipe de enfermagem das enfermarias da Cirurgia do Trauma e Retaguarda. Segundo a autora, a idéia do livro de receitas foi unir os momentos do lazer dos enfermeiros e funcionários do hospital ao trabalho que eles realizam em suas respectivas áreas.

A obra conta com 23 pratos salgados e 9 pratos doces, totalizando 32 receitas elaboradas por funcionárias da enfermagem e administrativos, além de dicas sobre como preparar legumes muito apetitosos e como cozer alimentos da forma ideal. “As receitas são muito simples, algumas mais elaboradas, mas são receitas do dia-a-dia. Elas sempre estão presentes em nossas comemorações, tanto em casa, como nas comemorações da equipe. São realmente, receitas que já fazem parte dos costumes de cada um. Receitas de família mesmo”, afirma Irene.

O livro foi lançado em parceria com o Grupo Gestor de Benefícios Sociais(GGBS) e inicialmente foram impressos 1.500 exemplares, dos quais 100 foram distribuídos ao final da cerimônia de lançamento. “Nós poderíamos ter produzido um livro de 300 páginas tamanha quantidade de receitas que foram surgindo, mas quando apresentamos a propostas ela foi aprovada como estava com 80 páginas”, explica Irene.

Durante o evento, o superintendente do HC Manuel Barros Bértolo agradeceu o empenho da autora, de todos os colaboradores que enviaram suas receitas a organizadora para a publicação no livro e do Departamento de Enfermagem. Para Bértolo, está é uma oportunidade para que o funcionário se desenvolva dentro e fora do ambiente hospitala. Ele também garantiu novidades e melhorias para os próximos três anos que beneficiaram o trabalho de toda a equipe de enfermagem além do hospital como um todo. “Gostaria de agradecer ao GGBS, agora com novas instalações dentro do hospital, a todo o apoio que vocês têm nos dado. Vocês merecem esse espaço, pois será muito útil para atuação de vocês aqui como sempre atuaram”, destacou Bértolo.

Para Irene, que tem pós-graduação em administração hospitalar, a motivação do funcionário é extremamente importante para que o trabalho dele seja o melhor possível. “A enfermagem é o cuidado. É preciso que o profissional de enfermagem esteja bem para que ele cuide muito bem dos pacientes. Só assim garantiremos que os paciente voltem para a casa com toda a integridade física necessária”, afirma Irene ao falar de projetos que envolvam o funcionário como o livro.

 

Caius Lucilius com Yasmine de Souza
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save