Estacionamento interno do HC passa por revitalização e iluminação

Desde a segunda quinzena do mês de julho, a Zeladoria Executiva com o apoio da Superintendência e Coordenadoria de Administração do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp vem atuando na revitalização do estacionamento interno do hospital.

O estacionamento do HC Unicamp possui 545 vagas regulares e cerca de 80 vagas em posições estratégicas. Dentre as ações de revitalização estão: pintura de guias e faixas de pedestres, demarcação do solo das vias de acesso e instalação de placas de sinalização vertical com limites de velocidade e fluxo de veículos.

O estacionamento também está passando por alterações estruturais para atender a Instrução Técnica fornecida pelo 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros da cidade de Campinas. Essa adequação visa garantir o acesso de viaturas do corpo de bombeiro ao hospital e áreas de risco, se necessário.

“Devido a quantidade de veículos e usuários transitando diariamente pelas ruas e vias do estacionamento, o conjunto de ações adotadas pela Zeladoria Executiva visa, além da organização do espaço, assegurar cuidados tanto aos veículos que transitam e estacionam nas vagas existentes, quanto para com os transeuntes ao se dirigirem para suas unidades de trabalho”, explica Ricardo Orlando Romero, responsável pela Zeladoria Executiva do HC Unicamp.

O projeto em andamento está sendo executado por meio de doações de tintas e acessórios de pintura, conseguidos pela Central de Captação Amigos do HC. Os gabaritos para demarcação da sinalização horizontal foram fornecidos pela Unitransp, com apoio da Prefeitura do Campus.

Até agora foram pintadas nove faixas de pedestres e faltam apenas três para encerramento desta fase. A sinalização de solo procederá também com a pintura de setas de sentido obrigatório, demarcação de áreas pare preservar a parada de veículos em posições que atrapalhem o fluxo das vias, além de pinos de concreto para evitar a parada de veículos fora das vagas regulares, sobre calçamentos e sobre as guias e gramados. Está previsto a instalação de 30 placas de sinalização, sendo 10 de velocidade máxima permitida, 10 de passagem de pedestres e placas proibindo estacionar em locais específicos.

Manutenção da iluminação do estacionamento

A Divisão de Água e Energia (DAE) da Prefeitura Universitária, atendendo uma demanda antiga dos servidores da área da saúde que utilizam o estacionamento interno que atende o HC e o Hospital da Mulher (Caism), iniciou no dia 02 de setembro uma intervenção emergencial no local para readequar e ampliar a iluminação do estacionamento. Em uma avaliação inicial, a DAE constatou que 63% das 121 luzes instaladas na área estavam apagadas e 12 postes na região do Caism estavam sem energia.

Dentre os serviços que serão executados até o dia 12 de setembro estão a desativação de postes metálicos e a instalação de novos postes de concreto com novos conjuntos de lâmpadas, reles e reatores e, também, a recuperação da iluminação ao lado da Biblioteca da FCM e do Programa de Atenção aos Transtornos do Espectro do Autismo (Pratea), que fazem passem parte da quadra 3 do estacionamento interno.

“A equipe de trabalho tem analisado as diversas ações que estão sendo demandadas pelos diferentes Órgãos e Unidades, particularmente, aquelas pontuadas como importantes pela reitoria para a reconstituição das condições ideais de uso e de vivência nos nossos campi. Uma demanda que existe há anos é da iluminação do estacionamento dos hospitais. Essa manutenção que estamos executando terá, com certeza, grande repercussão para a segurança e para a qualidade de vida dos profissionais da área da saúde” comenta Juliano Henrique Davoli Finelli, prefeito universitário do campus Unicamp.

Ainda de acordo com Juliano, a intervenção para a execução do serviço foi possível devido a uma decisão conjunta entre a Prefeitura Universitária e a Reitoria da Unicamp. “É notória a importância que se reveste a Área da Saúde no atual contexto do combate à pandemia. Por isso, buscamos uma estratégia para atender essa demanda em caráter emergencial”, diz Juliano.

Recadastramento de veículos

Até o final do ano, a Coordenadoria de Administração, em conjunto com a Divisão de Serviços Gerais e a Diretoria de Segurança irão promover o recadastramento de usuários e veículos que usam o estacionamento interno do HC. O recadastramento será por meio de formulário eletrônico. Posteriormente, será realizada ampla discussão sobre a revisão da política de uso do estacionamento.

As informações sobre como será feito esse recadastramento serão divulgadas em breve, e todos terão tempo suficiente para fazer o recadastramento. Enquanto isto, o sistema de controle de acesso atual, por meio de selos de identificação, continua válido.

De acordo com Rodrigo Bueno Oliveira, coordenador de administração do HC, a intenção é organizar a ocupação do espaço para propiciar segurança e oferecer mais vagas aos usuários, com a colaboração técnica da Prefeitura do campus.

“Nosso esforço vai em duas direções: conseguir mais áreas para estacionamento e, ao mesmo tempo, ordenar a ocupação da área existente. A organização das vagas que temos melhora a segurança do ambiente. Estamos certos que todos irão colaborar e respeitar a sinalização, para termos um ambiente seguro”, reforça Rodrigo.