Deputado federal Alexis Fonteyne visita o superintendente e oficializa nova emenda


Pelo terceiro ano seguido, o Hospital de Clínicas da Unicamp é aprovado em um processo seletivo para aplicação de recursos em saúde selecionados pelo gabinete do deputado federal Alexis Fonteyne (NOVO). Nesta segunda-feira (07-02), o parlamentar, que é natural de Campinas, anunciou ao superintendente do Hospital das Clínicas, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, a indicação de uma emenda do orçamento da União 2022 no valor de R$ 300.000,00.

“O HC é uma referência de alta complexidade em Campinas e na Região na área da saúde. Estamos trazendo mais recursos para custeio do hospital, que teve que se reinventar durante pandemia. Estamos trazendo o imposto de volta para a saúde. Tenho certeza que os recursos serão muito bem utilizados no atendimento da população”, disse o deputado Alexis Fonteyne.

De acordo com Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, desde o primeiro ano de mandato o deputado Alexis tem ajudado o hospital. “O HC atende população com recursos 100% SUS. Essas emendas estão beneficiando não só o HC, mas toda a população da região de Campinas que é atendida pelo hospital. Agradecemos, novamente, por mais essa ajuda”, disse Antonio Gonçalves. Desde 2019, o parlamentar indicou para o HC da Unicamp R$ 1.300.000,00 em emendas.

As emendas parlamentares são recursos do orçamento público, legalmente indicados pelos parlamentares (deputados e senadores) para atender finalidades públicas. Do total que cada parlamentar dispõe sobre orçamento da União, metade das emendas (50%) são impositivas para Saúde. Após fazer a indicação na Lei Orçamentária Anual (LOA), o Poder Executivo realiza o pagamento para atender as demandas da comunidade que o parlamentar representa.

O parlamentar reforçou ainda que os outros 50% das emendas parlamentares que tem direito, são direcionadas aos projetos de infraestrutura em saneamento básico nos municípios do Estado de São Paulo. “Fortalecendo o investimento em saneamento básico, que hoje somente 46% dos esgotos produzidos no país são tratados, conseguimos reduzir a pressão nos hospitais e consequentemente melhorar a qualidade de vidas da população”, ressaltou.

Eleito deputado federal pelo estado de São Paulo em 2018 pelo Partido NOVO, é integrante da CDEICS (Comissão de Desenvolvimento Econômico), da CFT (Comissão de Finanças e Tributação), da CTASP (Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público) e foi membro da Comissão Especial da Reforma Tributária.

Texto e fotos: Edimilson Montalti