O Hospital de Clínicas (HC) daUnicamp recebeu R$ 211 mil em recursos doados pelo Ministério Público doTrabalho da 15ª Região para a reforma e compra de uma nova câmara mortuáriarefrigerada em inox para acomodação de até oito corpos. O pedido de recursosfoi encaminhado pelo superintendente do HC, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho,emagosto de 2020 aos procuradores Ronaldo JoséLira, Nei Messias Vieira e Juliana Mendes Martins Rosolen.
“Aantiga câmara mortuária tinha 35 anos de uso. A conservação dos corpos depacientes, especialmente os acometidos pela covid-19, demanda cuidadosespeciais para evitar a disseminação do vírus e a proteção dos trabalhadores dasaúde. Essa doação veio em boa hora. Agradecemos, mais uma vez, a parceria como Ministério Público do Trabalho que sempre apoia o HC Unicamp”, comenta AntonioGonçalves.
Deacordo com o Nei Messias Vieira, procurador do Ministério Público do Trabalho da15ª Região, os recursos destinados ao HC Unicamp são oriundosde acordos e ações trabalhistas, destinados pelo Ministério Público do Trabalhocom base na Lei da Ação Civil Pública, e têm como objetivo gerar reparaçãosocial a danos causados à coletividade.
“Esperamosque a destinação ao Hospital das Clínicas da Unicamp traga benefícios para asociedade, preservando o respeito à memória das pessoas que se foram, na medidaem que a nova câmara mortuária propiciará tratamento mais condigno dos corpos,ao mesmo tempo que auxiliará na proteção dos trabalhadores e pessoas queutilizam aquele ambiente”, observa o procurador Nei Messias Vieira.
Utilização dos recursos
De acordo com a arquiteta PriscilaHafner Vian Capuchinho, da Divisão de Engenharia e Manutenção (DEM) do HCUnicamp, a câmara mortuária existente estava bastante deteriorada em função dotempo. Havia dificuldade na colocação dos corpos dentro da câmara em virtude dedesníveis existentes no chão, além de grande dificuldade na limpeza, visto quenão havia um sistema adequado de escoamento da água.



“A reforma contemplou a retiradacompleta de todas as peças da câmara antiga, demolição de alvenarias, retiradado sistema de isolamento e impermeabilização do piso, pintura das paredes edrenagem, antes da instalação da nova câmara, tudo isso seguindo todas asnormas técnicas existentes. Foi instalada também uma cortina hospitalar de modoa garantir o isolamento visual dessa área”, explica a arquiteta que esteve àfrente da reforma junto com a equipe da DEM do HC.
A nova câmara mortuária já estáinstalada na área da Patologia Clínica do HC Unicamp. Com a verba, o HC tambémestá adquirindo um carro pantográfico para elevação de corpos e outra câmaramortuária com capacidade para obesos, que também será instalada, em breve, aolado da atual.
Leia também:
HC da Unicamp finaliza a reforma e instalação de nova câmara mortuária com verba doada pelo MPT
Texto: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa do HC Unicamp
Fotografias: Rodrigo Bueno Oliveira e Sérgio Lacerda
