Vivência no ambulatório de Oncologia do HC vira história em quadrinhos

Projeto foi desenvolvido por aluno de pós-graduação da FCM e venda será revertida para o ambulatório da Oncologia do HC

Desumano é uma história em quadrinhos (HQ) no formato e-book de um paciente com câncer de cabeça e pescoço e suas inúmeras facetas. Abordando temas como traumas na infância, atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), alcoolismo, histórico de câncer na família, adesão a tratamentos, qualidade de vida dos familiares, entre outros, o e-book trata de um material para além do artístico. Os fundamentos da HQ são do estilo Graphic Medicine, que apresenta em um contexto lúdico a possibilidade de uso acadêmico.

A HQ foi feito pelo psicólogo e aluno de doutorado em Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Daniel Paixão Pequeno, em conjunto com seu orientador, Gustavo Jacob Lourenço. O roteiro se baseia em suas experiências no Ambulatório de Oncologia Clínica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. A ilustração da HQ foi realizada por Rafael Dias, artista e ex-aluno do curso de História da Unicamp, que é conhecido como Batata Sem Umbigo.

Daniel conta que a inspiração para a história em quadrinhos surgiu em 2015, quando começou a frequentar o Ambulatório de Oncologia Clínica do HC da Unicamp durante um curso de extensão em Psicologia Hospitalar aplicada à Oncologia. No ano seguinte, no mestrado profissional em Oncologia, trabalhou com cuidadores de pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Atualmente, em seu doutorado, ele atua diretamente com esses pacientes.

“Em todo esse período fui inspirado por essas vivências e pelo contato com os pacientes, seus familiares e os profissionais de saúde”, diz Daniel.

De acordo com Gustavo, “a partir do roteiro criado por Daniel, o ilustrador deu vida e alma à história, trazendo à luz lugares que nunca visitou e situações que nunca viveu”.

O prefácio da HQ foi escrito pela psicóloga responsável pelo Serviço de Psicologia do Ambulatório de Oncologia do HC, Karla Cristina Gaspar. Como complemento da obra, Daniel gravou trilha sonora original com 12 faixas instrumentais, para ser apreciada durante a leitura. Um QRCode na página da HQ leva o leitor à plataforma Spotify. As músicas também estão disponíveis no YouTube.

O e-book está disponível no site da Amazon, e toda a renda será destinada a ações para pacientes do Ambulatório de Oncologia Clínica do HC da Unicamp. Em abril, a versão digital também estará disponível no Instagram do PRojeto Onco SAber (PROSA), que oferece informações sobre câncer, genética e cuidados com o paciente.

Matéria originalmente publicada por Karen Menegheti de Moraes no site da FCM.

Edição de texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp