Gestores elaboram carta de intenções sobre novo modelo de financiamento para a área da saúde

Superintendente do HC destacou a importância da autossustentabilidade dentro do equilíbrio orçamentário

De 25 a 28 de abril aconteceu o webinário Financiamento das instituições públicas de saúde: O papel das fundações de apoio e da saúde complementar – construção de soluções na Unicamp. O evento aconteceu de forma híbrida – presencial e online – e reuniu autoridades e gestores de saúde da Unicamp e de outras universidades para discussões em torno do tema.

A superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde destacou a importância do webinário durante a abertura do evento, ocorrido de forma presencial no auditório do Instituto de Otorrinolaringologia – Cabeça e Pescoço da Unicamp (IOU).

“Esse tipo de evento é promissor. É urgente pensar em maneiras de nos tornarmos mais autossustentáveis dentro do equilíbrio orçamentário, que é escasso. Essa tratativa é importante, mas provavelmente teremos, no futuro, que mudar algo do ponto de vista legal para viabilizar algumas ideias. São movimentos como esse que vão alicerçar que essas mudanças possam ser feitas”, destacou Elaine.

O diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Cláudio Saddy Rodrigues Coy explicou que o webinário é uma continuação do Financiamento das Instituições Públicas de Saúde: Construção de Alternativas e Soluções na Unicamp, ocorrido em 2020.

“A FCM está profundamente inserida em todos os hospitais e na área de saúde da Unicamp. Um fortalecimento dessas áreas é fundamental para uma atuação intensa da Faculdade”, disse Coy.

A coordenadora geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, explicou que parte de seus recursos da área da saúde da Unicamp vem diretamente da Universidade, diferentemente de outras unidades, em que o recurso vem do estado ou federação e, com a complexidade causada pelo aumento da população e a necessidade de novas medicações, tratamentos, terapêuticas, diagnósticos e especialidades, esse modelo se tornou insuficiente.

“Precisamos abrir novos modelos de gestão, mais enxutos e resolutivos, que tragam segurança financeira e oportunidades para que continuemos seguindo como uma área de ensino de ponta”, disse Maria Luiza Moretti.

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, ressaltou que os hospitais da área da saúde têm feito o que é requisitado pela população. Entretanto, reconhece, a questão do financiamento pela Unicamp também depende do mundo externo e das autoridades políticas. Como administração, disse o reitor, o que é feito é alocar recursos, na medida do possível, para recuperar os equipamentos de saúde.

“Qualquer solução para a área de saúde passa por interação intensa com os poderes Executivo e Legislativo em todas as esferas. Devemos ter disponibilidade permanente para o diálogo, negociando soluções que sejam capazes de levar em consideração esse conjunto de perspectivas e interesses”, disse Meirelles.

Carta de intenções

Ao final do evento, foi elaborada uma carta de intenções, apontando para a necessidade de migrar, paulatinamente, as áreas de saúde da Unicamp para um modelo de financiamento mais atrativo e competitivo.

Entre os pontos listados, estão: a permissão de uso de área pública para prestação de serviços públicos e privados por meio de autarquia ou outra figura jurídica, com autonomia administrativa-financeira e a diversificação da captação de recursos por fundação de áreas de saúde, abrangendo pesquisa clínica, cursos de capacitação, campanhas de doação, inovação, dentre outros.

O documento também aponta, como exemplo, o IOU, que completou 10 meses e foi construído com verba do Ministério do Trabalho. A unidade foi concebida com a intenção de atender pacientes SUS e uma porcentagem a ser combinada de pacientes privados, como forma de ativar adequadamente a sua capacidade instalada.

O webinário foi organizado pela Diretoria Executiva da Área de Saúde (DEAS) e FCM da Unicamp. A programação contou com o apoio do IOU, Hospital de Clínicas (HC), Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” (Caism), Hemocentro e Gastrocentro.

Confira a programação do webinário na íntegra

Dia 25: https://www.youtube.com/watch?v=rXnjtCdT1Gg
Dia 26: https://www.youtube.com/watch?v=G8mL4GqYMRs