Estudantes de medicina da França e Alemanha passam estágio clínico no HC da Unicamp

No HC, estudantes passaram pelas especialidades de pneumologia, nefrologia, clínica médica, ortopedia e cirurgias do trauma e plástica

Catherina Chiapella, aluna do sexto ano de Medicina da Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf, na Alemanha, realizou quatro meses de seu ano clínico no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Durante sua estada no HC, Catherina teve a oportunidade de fazer rodízio em três diferentes especialidades: pneumologia, nefrologia e clínica médica.

A estudante de Medicina da Alemanha teve a oportunidade de conhecer e participar do cotidiano de estagiários e moradores locais. Essas atividades incluíram assistir palestras, participar das rondas matinais, auxiliar no tratamento ambulatorial e muito mais.

Além do trabalho no hospital, Catherina aproveitou as horas vagas para conhecer Campinas e o bairro de Barão de Geraldo, onde fica a Unicamp e o hospital. Sair com os amigos, ir à feira da Praça do Coco, ter aulas de capoeira e dançar forró estiveram entre os principais passatempo dela durante esse período no Brasil.

“Quero agradecer a todos os envolvidos na minha eletiva clínica na Unicamp. Além de ter sido uma grande experiência educacional, foi uma oportunidade muito importante de conhecer o sistema de saúde brasileiro, chamado de SUS. Espero que mais intercambistas tenham a mesma chance de estudar na Unicamp”, disse Catherina.

Manoella Saad Barbosa, estudante do quarto ano de medicina da Universidade Médica de Sorbonne, em Paris, França, completou seu ano clínico durante três semanas no Hospital de Clínicas (CH) da Unicamp. Durante seu período no hospital, a aluna teve a oportunidade de fazer rodízio em três especialidades diferentes: Ortopedia, Cirurgia do Trauma e Cirurgia Plástica.

Ela também teve a oportunidade de participar das atividades diárias dos estagiários e residentes locais. Essas atividades incluíram assistir palestras, participar de rondas matinais, auxiliar atendimento ambulatorial, observar operações e participar de simulações de emergência.

“Foi uma estadia curta, mas sou eternamente grata por tudo que vivi! Conheci pessoas maravilhosas, muitos lugares, e me encantei com cada pequeno momento que vivi. Tive a oportunidade de conhecer o campus de Campinas, que conta com uma enorme estrutura e equipamentos de última geração em pesquisa. Aprendi principalmente a valorizar tudo o que temos e o esforço que fazemos para realizar nossos sonhos. Com trabalho, dedicação, paciência e fé tudo se torna possível. Essa experiência foi única e inesquecível”, disse Manoella.

Escritório de internacionalização

O intercâmbio de estudantes de Medicina faz parte da parceria entre o Escritório de Internacionalização da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e outras universidades estrangeiras com as quais a Unicamp mantém convênio. O atual coordenador do Escritório de Internacionalização da FCM é o médico cardiologista do HC da Unicamp e professor do Departamento de Clínicas Médica da FCM, Octavio Rizzi Coelho Filho.

Edição de texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Matéria originalmente publicada por Karen Menegheti de Moraes no site da FCM da Unicamp