A informação é fator fundamental no combate à doença
No último domingo do mês de janeiro é comemorado o Dia Mundial contra a Hanseníase. Por isso, a disciplina de Dermatologia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp promove até o final desse mês atividades em alusão ao Janeiro Roxo, mês de conscientização e combate à doença. As ações incluem a divulgação de vídeos e material informativo sobre a doença, palestras para as equipes de saúde e pacientes e ações nas Unidades Básicas de Atendimento. Veja a programação e vídeos abaixo.
De acordo com Andréa Fernandes Eloy da Costa França, dermatologista do HC e professora da disciplina da dermatologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a hanseníase é uma doença infecciosa crônica que afeta a pele e os nervos periféricos, causando lesões cutâneas e dormência no corpo, sendo o Brasil o segundo país do mundo em número de casos, com uma média de 30 mil pacientes afetados pela doença, por ano.
“Apesar da progressiva diminuição no número de casos, ainda há muito a ser feito, em especial quanto ao diagnóstico precoce, prevenção de incapacidades físicas e diminuição do estigma social. O tratamento é gratuito e realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde”, explica Andréa.
Palestras
As palestras com o tema “Vamos falar de hanseníase?” são voltadas aos funcionários da saúde e acontecem em dois nas próximas duas semanas. A inscrição no evento não é obrigatória ao funcionários, mas é aconselhável fazer para estimar o número de participantes. Essas palestras serão no auditório do HC, localizado no 3º andar do hospital.
Palestra para profissionais de saúde
Dia 24/01, às 12 horas: Vamos falar de hanseníase?
Dia 31/01, às 12 horas: Vamos falar de hanseníase?
Para se inscrever nas palestras, clique aqui
Palestra para pacientes
Dia 23/01, às 13 horas: Autocuidado na hanseníase
Dia 30/01, às 13 horas: Autocuidado na hanseníase
Para alunos da Faculdade de Ciências Médicas
Dia 06/02, das 9 às 12 horas: visita a antiga colônia-asilo de Pirapitingui
Diariamente, no ambulatório clínica especializada do HC, haverá videos e material informativo sobre hanseníase para pacientes e acompanhantes durante todo o mês de janeiro.
Vídeos educativos
Clique nos links abaixo para assistir aos outros vídeos educativos sobre hanseníase:
Vídeo 1: Como se dá a transmissão de hanseníase?
Vídeo 2: Quem tem risco de pegar a hanseníase?
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou uma campanha usando a inteligência artificial e o funk para conscientizar sobre a jornada do paciente com hanseníase no Brasil e a importância do diagnóstico e tratamento precoce. Veja aqui o Enredos da Hansen(IA)se.