HC promove curso sobre Google Sites em parceria com Educorp

Objetivo é simplificar a gestão da informação

Começou na terça-feira (20/8), na Escola de Educação Corporativa (Educorp) da Unicamp, o curso Google Sites: simplificando a gestão da informação. O curso foi criado pelos Núcleos de Comunicação e de Qualidade e Segurança em Saúde do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e tem a duração de 15 horas, dividido em aulas presenciais semanais. Nessa primeira turma, das 20 vagas oferecidas, 13 foram preenchidas por profissionais que atuam em áreas estratégicas do HC da Unicamp.

“O Google Sites foi utilizado para desenvolver a intranet do hospital em 2022. Desde a reformulação da intranet, já criamos 30 minisites e sempre há uma forte demanda para atualização do conteúdo. Com esse curso, queremos que cada área gerencie e atualize suas informações dentro dos modelos criados e definidos pelas normas de comunicação do HC, preservando a identidade visual do hospital”, explica Trícia Thomé, relações-públicas do HC e uma das instrutoras do curso.

De acordo com a enfermeira Nilcilene Pinheiro, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde (NQSS), o Google Sites é integrado a outras ferramentas colaborativas como o Google Drive, Google Docs, Google Calendar e Youtube que são utilizados na criação e no compartilhamento de conteúdo entre os usuários do HC e da Unicamp. Outro recurso importante integrado ao Google Sites é o Looker Studio, usado para o desenvolvimento de indicadores de gestão.

“O Google Sites se destaca como uma solução excelente para disponibilizar informações sempre atualizadas e acessíveis, facilitando a colaboração em tempo real e otimizando o trabalho em equipe. Além disso, os sites criados são automaticamente hospedados nos servidores do Google, assegurando alta disponibilidade e segurança”, acrescenta Nilcilene.

Edison Lins, coordenador da Educorp, deu as boas-vindas aos participantes da primeira turma do curso que terá outras edições, em breve, para integrantes de toda a Unicamp. “Com essa capacitação e aprendizagem ganha não só vocês, mas também toda a Universidade que irá se beneficiar desse conhecimento”, observa Lins.

Ainda de acordo com Trícia Thomé, novos cursos organizados pelo Núcleo de Comunicação e NQSS do HC da Unicamp serão oferecidos em parceria com a Educorp. Um deles é sobre o Canva, uma ferramenta gratuita de criação visual online, e o outro é sobre as normas do uso e aplicação da marca HC.

“Isso se faz necessário porque o hospital tem mais de 3.500 colaboradores e a padronização da comunicação institucional é essencial para o fluxo de informação que impacta, inclusive, o atendimento de nossos pacientes”, ressalta Trícia.

Além de Trícia e Nilcilene, o curso também tem como instrutora a enfermeira Mariana Salhab Dall’ Aqua Schweller, do NQSS do HC da Unicamp. Essa capacitação está alinhada a quatro pilares do Planejamento Estratégico do HC da Unicamp que buscam oferecer serviços de qualidade e segurança na assistência e na sustentabilidade em saúde pública para a sociedade; otimizar recursos humanos, tecnológicos, estruturais, administrativos e assistenciais; inovar e fortalecer a liderança.

Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Edimilson Montalti e Trícia Thomé