Gerentes e líderes do HC participam de palestra sobre Comunicação

Eduardo Brambilla falou liderança e comunicação não violenta

O comunicador e agora empresário Eduardo Brambilla esteve na quinta-feira (29/8), no anfiteatro lotado do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, fazendo uma palestra sobre comunicação e liderança para líderes e gerentes das áreas administrativas, assistenciais e da alta gestão do hospital. A palestra foi promovida pelo Divisão de Recursos Humanos do hospital com o apoio da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp) e do Grupo Gestor de Benefícios Socias (GGBS) da Unicamp.

“Quando falamos em comunicação, não tem como pensar nesse tema sem liderança. Nosso objetivo é fazer um hospital cada vez melhor e temos certeza que esse tema é fundamental para a boa comunicação entre as equipes”, disse Cristiano da Silva, coordenador do RH do HC da Unicamp.

“Temos que estar abertos para ouvir as demandas da ponta que é onde as coisas acontecem e para isso precisamos de uma comunicação eficiente para continuar crescendo. Ganham vocês, a Universidade, o hospital e os pacientes, que são o motivo de nosso trabalho”, ressaltou Elaine Cristina de Ataíde, superintendente do HC da Unicamp.

Edison Lins, diretor da Educorp, revelou a satisfação em ajudar a promover a palestra Comunicação e Liderança. Um dos objetivos da Educorp, segundo Lins, é aproximá-la da comunidade interna da Universidade e contribuir para a formação dos profissionais da Unicamp. “O HC é o que mais representa a Unicamp para a sociedade e achamos fundamental valorizar seus profissionais que, inclusive, são instrutores de cursos dentro da Educorp para outros profissionais da nossa Universidade”, revelou.

Com 20 anos de experiência como jornalista e apresentador de telejornais, Brambilla contou um pouco de sua história e trajetória profissional e relembrou momentos que marcaram sua carreira e a guinada como palestrante em desenvolvimento pessoal. Acostumado em falar ao vivo e quase diariamente sobre o HC durante os telejornais que comandou na EPTV Campinas até bem pouco tempo atrás, Brambilla destacou a importância e a qualidade do trabalho desempenhado pelos profissionais do HC para a sociedade. Foi a partir desse ponto que o comunicador teceu, em mais de uma hora de palestra, os conceitos de liderança e comunicação não violenta.

“Liderança não é título ou posição. Liderança é uma missão, e a missão do líder é desenvolver pessoas, descobrir potenciais, cuidar de gente e tocar todo o time. Para isso, o líder precisa ouvir, entender o que é importante para o outro e falar na mesma língua que a pessoa compreende, usando as ferramentas adequadas de comunicação. O maior legado de um líder é preparar pessoas para irem além do que ele foi”, ensinou Brambilla.

Após a palestra, Brambilla foi ao Hemocentro da Unicamp doar sangue. O vídeo da doação será disponibilizado em breve aqui e nas redes sociais do HC e do Hemocentro.

Texto e fotografia: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp