Centro Cirúrgico do HC cria projeto para diminuir o medo das crianças antes da cirurgia


Se para um adulto entrar num centro cirúrgico é algo difícil e estranho imagine, então, o que é para uma criança entrar sozinha num ambiente frio e desconhecido. Pensando em trazer mais conforto e tranquilidade às crianças, duas macas usadas pela equipe do Centro Cirúrgico do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp foram decoradas com imagens de princesas e super-heróis para buscar as crianças no quarto durante a semana do Dia das Crianças.

A ação faz parte do projeto Pequenos Heróis, grandes cuidados!, idealizado pelas técnicas de enfermagem Patrícia Rios e Luciana Costa.Sabemos, claramente, o medo e a ansiedade que a criança enfrenta ao ser encaminhada por estranhos a um ambiente diferente sem a presença da mãe, do pai ou tutor. Isso é amedrontador aos pequeninos, até mesmo aterrorizante”, diz Patrícia Rios.

Um espaço lúdico foi criado na sala de preparo, onde as mães podiam ficar e acalmar as crianças. Enquanto aguardavam a cirurgia, as crianças de 0 a 14 anos receberam presentes doados por médicos, médicos-residentes e equipe de enfermagem, nomomento de sua admissão no Centro Cirúrgico do HC. Após a cirurgia, na sala de recuperação, foi permitido que as crianças continuassem com os brinquedos.

De acordo com Patrícia e Luciana, os frutos do projeto foram inesperados e o resultado revigorante. A ação aumentou a empatia entre profissionais e pacientes e a cada dia uma história era compartilhada entre os colegas.

“Não só causamos felicidade nas crianças, mas em toda equipe. A ideia, agora, é manter o espaço lúdico com brinquedos laváveis ou que permita adequada higiene e a entrega de brinquedos, anualmente, no mês de outubro”, conta Luciana.

“Para a gestão de enfermagem do Centro Cirúrgico, a atenção aos detalhes foram fundamentais para o sucesso dessa iniciativa, e a colaboração de todos, sem dúvida, fez a diferença”, comenta o enfermeiro e diretor de Enfermagem do Centro Cirúrgico do HC da Unicamp, Alexandre Oliveira da Silva.


Texto: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp
Fotografia: Centro Cirúrgico HC Unicamp