Ações especiais de Natal encerram semana no HC

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu diversas ações de natal, boa parte direcionada às áreas de Pediatria do hospital (ambulatório, urgência, enfermarias). Integraram essas ações o Coral do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Hospitalhaços, Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL), Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz (AAAAL), Griots, Capelania e o Trio Mário de Andrade.

Com um repertório variado e destinado ao público infantil, o Coral do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região se apresentou no pátio da Enfermaria de Pediatria do HC, nesta semana. O convite foi da Associação Griots que atua no projeto de humanização hospitalar do HC.

Desde que foi criado, em 1996, o coral tem como regente Nelson Frederico Silva e é formado por magistrados e servidores do Tribunal. Na apresentação foram cantadas as canções “Bom Dia”, “Cadê o boi?”, “Criança não trabalha”, “Mangwani”, “Boas Festas” e “Beira-mar”, que receberam muitos aplausos do público, entre pacientes, familiares e colaboradores.

O Coral do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região participou, entre outros concursos, do Mapa Cultural Paulista, tendo chegado à condição de finalista. Seu repertório é composto por canções populares do Brasil e de países estrangeiros, parte delas gravadas em dois CDs: “Ponta de Areia”, de 2007, e “Canto de todos os cantos”, de 2012.

O Centro Acadêmico Adolfo Lutz e a Associação Atlética Acadêmica Adolfo Lutz (AAAAL) levaram presentes para as crianças do ambulatório, enfermaria e pronto-socorro de Pediatria do HC. A iniciativa faz parte do Med Christmas, ação social que acontece todos os anos. Participaram diversos alunos de todas as turmas de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

Os presentes foram arrecadados e adquiridos por meio de doações de toda a comunidade da área da Saúde que começaram em novembro. De acordo com os representantes das gestões de 2014 do CAAL e AAAAL, “A tarde foi de muita felicidade para as crianças presentes no HC da Unicamp”.

Hoje, encerrando as ações especiais de natal no HC, o Trio Mario de Andrade se apresentou no pátio da Enfermaria de Psiquiatria. Com repertório variado, contou com apresentações de peças de Albeniz, Chiquinha Gonzaga, Zequinha de Abreu, Mário de Andrade, Carlos Gomes, Villa Lobos, Waldemar Henrique entre outros.

O Trio é composto pela professora Aci Meyer, do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, no piano;  professor Joel Giglio, ex-professor de Estética e música de câmera do mesmo instituto e atual professor Associado/Colaborador  do Departamento de Psiquiatria da FCM/Unicamp, no violino;  Lucas Silva, aluno de Música do IA /Unicamp e músico de diversos grupos de Câmera em Campinas e região e Maria Carolina Galdames, cantora convidada, formada pelo IA/Unicamp e professora de canto do Conservatório Carlos Gomes, de Campinas.

Caius Lucilius com Caroline Roque – Assessoria de Imprensa HC