Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Tio Fininho

No primeiro semestre de 2025, o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp já recebeu a doação de 556 mechas de cabelo. Desde outubro de 2021, o HC é uma central permanente de captação de cabelos do Projeto Tio Fininho e da ONG Kombinha do Bem que, em parceria com a ONG Fio de Alegria, confecciona perucas para pacientes diagnosticadas com câncer ou outros tipos de doenças que causam a queda dos cabelos.

Para se fazer uma peruca são necessárias, em média, 10 mechas. “Só é possível fazer isso com solidariedade. A gente leva o amor, mas quem doa é o povo, que tira um pedaço de si para doar ao próximo”, diz Fininho, que trouxe 17 perucas feitas com as doações de mechas recebidas nos meses de janeiro e fevereiro.

De acordo com Gina Colombo Feijó de Sousa, assistente social da área de Oncologia do HC da Unicamp, muitas pacientes, ao saberem que irão perder o cabelo devido à quimioterapia, ficam muito sensibilizadas e as perucas ajudam na autoestima dessas pacientes durante o tratamento.

“A autoestima e a sensação de beleza e estar-bem é muito importante para o tratamento de qualquer paciente. E as perucas ajudam no tratamento e na recuperação biopsicossocial”, explica Gina.

Doação de cabelos

Para doar as mechas que serão utilizadas na confecção das perucas é bem simples: o cabelo tem que estar limpo e seco, com um mínimo de 20 centímetros de comprimento e preso em um elástico. A entrega é feita na área de Relações Públicas e Imprensa do HC da Unicamp, localizada no 3º andar do hospital, e deve ser agendada pelo telefone (19) 3521-8002 ou pelo email nucomhc@unicamp.br.

Ir para o topo