Capela do HC é reinaugurada com presença de arcebispo e reitor

A Capela Nossa Senhora da Confiança do Hospital de Clínicas da Unicamp é reinaugurada após três meses e meio de reformas. O projeto de revitalização foi planejado pela equipe de Capelania do HC da Unicamp, e teve o apoio da reitoria da Universidade, de doações de empresários e voluntários e contou com a colaboração do serviço de Engenharia e Manutenção do HC. O objetivo da revitalização foi adequar o espaço, bem como restaurar e resgatar elementos artísticos associados à sua estrutura como por exemplo, os vitrais que criam movimentos ascendentes e descendentes, valorizando o local.

O espaço da Capela foi inaugurado com o HC em 1985, por isso, sua estrutura já consolidada não permitia ampliações físicas, sendo assim, o projeto focou-se na adequação e restauração de elementos, modificados para atender novas demandas. As alternativas buscaram promover a melhoria na circulação, iluminação, conforto térmico, recuperação e substituição de estruturas desgastadas. “Este é um sonho que estamos realizando. Desejamos oferecer um ambiente mais agradável e inspirador a todos, já que a Capela é um local voltado para espiritualidade, acolhimento e conforto das pessoas.”, comenta o padre Norberto Tortorelo Bonfim.

Esteve presente ao evento o arcebispo da Arquidiocese da Região Metropolitana de Campinas, Dom Bruno Gamberini, o reitor da Unicamp, Fernando Costa, o superintendente do HC, Manoel Barros Bértolo, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário, Paulo Eduardo M. Rodrigues da Silva, a diretora associada da FCM, Rosa Inês Costa Pereira, entre outros docentes da Faculdade, funcionários do hospital, pacientes e alunos.

Heloisa Mantovani, esposa do professor e ex-superintendente do HC Mario Mantovani, falecido recentemente, prestigiou a reinauguração do espaço. “A preocupação com a Capela existiu desde a planta do hospital, por isso está localizada no centro da instituição. Essa foi uma batalha espiritual de longa data, e a obra não acabou, continua. Tenho certeza que o Mario está em paz e muito feliz com essa reinauguração. Agradeço a Deus e a todos os voluntários e participantes que contribuíram para a realização deste projeto”, comentou Heloisa Mantovani na presença dos filhos.

O reitor Fernando Costa ressaltou para a importância da Capela na área da saúde da Unicamp para conforto espiritual de usuários e funcionários do hospital. “Muitos pacientes conhecem o HC como uma última esperança. Para 10 milhões de pessoas este é o único local de tratamento, por isso é necessário um espaço de oração, onde usuários tenham a oportunidade de refletir sobre o que passou, ou que irá passar. A Capela é um local de confiança e esperança”, disse Costa.

O superintendente do HC, Manoel Barros Bértolo, agradeceu a presença de todos e disse o apoio de voluntários foi decisivo para a revitalização da Capela. “É um momento de felicidade esta reinauguração. Agradeço a colaboração dos voluntários, do professor Fernando Costa e do Pró-Reitor, Paulo Eduardo. O HC trabalha a humanização internamente e externamente, e a Capela faz parte deste dessas ações”, enfatizou Bértolo.

O Serviço de Capelania do HC existe desde 1986 e, atualmente, é realizado pelo Padre Norberto Tortorelo Bonfim, pelo Pastor João Silvio Rocha e por alguns voluntários. O serviço atende cerca de 25.000 pacientes por ano. A reforma foi administrada por Maria Benedita Puelker e João Moacir Cauduro, funcionários aposentados da Unicamp. O projeto arquitetônico foi idealizado pela arquiteta e urbanista, Paula Baratella e o projeto dos vitrais por Lurdes Coelho. Na capela acontecem celebrações todos os dias com exceção dos sábados. A missa ocorre todas as quartas (13h15) e o culto evangélico as quintas (12h30).

Caius Lucilius com Paula da Conceição

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp