Governador anuncia investimentos de R$ 5,2 milhões para HC

O governador Geraldo Alckmin anunciou na última sexta-feira (11/11), durante Agenda Metropolitana de Campinas, realizada no Hotel Palm Plaza, a liberação de R$ 5,2 milhões para o HC da Unicamp. Do total de investimentos R$ 3,2 milhões serão destinados para reforma de quatro enfermarias com 72 leitos e mais R$ 2 milhões para a aquisição de um angiógrafo digital. O anúncio foi feito ao reitor da Unicamp, Fernando Costa e ao superintendente do HC, Manoel Barros Bértolo. Também compareceram à solenidade o coordenador geral da Universidade, Edgar Salvadori De Decca, o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva e o chefe de gabinete, José Ranali.

Em seu discurso, Alckmin ressaltou que os investimentos irão proporcionar melhor atendimento à população. “Esses recursos são importantes para melhorar o atendimento à população da região, como o novo angiógrafo para serviços de alta complexidade em cardiologia intervencionista. O HC é uma referência da saúde paulista e um dos melhores hospitais universitários do País”, afirmou o governador durante entrevista coletiva. A aquisição do novo aparelho faz parte dos investimentos da atual gestão do HC em tecnologias de ponta para atualização do parque de equipamentos.

O superintendente do HC acertou com o secretário Estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri e com a diretora da DRS-7 Márcia Bevilacqua (fotos), o início o mais rápido possível das reformas para rediscussão do custeio para abertura dos leitos. “Acreditamos que com um planejamento estratégico nas reformas poderemos abrir alguns leitos até o final de 2012, inclusive porque estamos em fase final de aquisição de mais 150 camas elétricas”, esclareceu Bértolo. A reforma dos leitos de enfermaria inclui infra-estrutura, hidráulica, elétrica, pintura e mobiliário.

A Agenda Metropolitana de Campinas, ação conjunta de diversos órgãos do Governo do Estado de São Paulo anunciou uma série de benefícios para toda a região. Além da Saúde, foram anunciados investimentos para as áreas de agricultura, turismo, habitação, justiça, educação, transportes, desenvolvimento metropolitano entre outros segmentos. O encontro teve início na tarde da última sexta (11) no Hotel Palm Plaza, onde estiveram reunidos a maior parte dos secretários de Estado, prefeitos das cidades da região e o governador Geraldo Alckmin.

Caius Lucilius

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp