HC da Unicamp é recertificado como hospital escola

O Hospital de Clínicas da Unicamp recebeu na última semana, nos dias 1,2 e 3 de outubro, uma equipe de representantes do Ministério da Saúde e da Educação para a recertificação da instituição como hospital de ensino. Esta certificação tem como objetivo avaliar e reconhecer o HC da unicamp na formação de profissionais de saúde, bem como a inserção destes no SUS e a produção de conhecimento e pesquisa. Além da reunião com a superintendência do hospital, a equipe avaliadora também reuniu-se com o corpo docente, discente e com gerentes de áreas do HC.

Segundo Celso Fernando Ribeiro Araújo, um dos avaliadores, conhecer os hospitais escolas é muito importante para a melhoria da saúde de todo o país, além de analisar pontualmente os serviços e assim conhecer a excelência da instituição. Após as visitas e as avaliações da semana, Celso disse que é preciso repensar e redimensionar recursos humanos em algumas áreas, porém ressaltou a excelência da gestão, dos procedimentos realizados no HC, de encaminhamentos e do convívio entre os profissionais. Outro ponto ressaltado pelo avaliador foi a unânime satisfação de alunos e residentes com o ensino e qualidade da Faculdade de Ciências Médicas e do Hospital de Clínicas da Unicamp.

Estiveram presentes à reunião o diretor da Diretoria Regional de Saúde – DRS VII, José Carlos Ramos de Oliveira e o Secretário Municipal de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva. Ambos frisaram a importância de parcerias e integração do HC com os gestores de saúde municipal e estadual. “Estas parcerias são importantes para que o complexo de saúde da Unicamp preste serviços cada vez melhores voltados para o SUS”, disse José Carlos. “O HC é forte ator na atenção básica do município, é um forte parceiro, juntamente com a FCM para capacitar médicos e no atendimento à saúde pública”, completou Saraiva.

O superintendente do HC, Luís Carlos Zeferino, disse que recertificar o hospital significa qualificar o ensino e os profissionais formados na Unicamp. Além disso, o superintendente acredita que a avaliação é fundamental para compreender e verificar os investimentos feitos no hospital. O coordenador geral da Unicamp, Fernando Costa, também participou da reunião e destacou a referência do HC como hospital de ensino.

Os requisitos para recertificação de unidades hospitalares como hospital de ensino são estabelecidos pela portaria interministerial nº 2.400 de 2 de outubro de 2007. A certificação tem validade de dois anos.

Caius Lucilius com Gláucia Santiago
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP