HC promove evento sobre a doação de órgãos e tecidos

Para comemorar o Dia Nacional do Doador de Órgãos, que acontece no próximo dia 27/9, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital de Clínicas da Unicamp, promove a partir deste sábado (24/09), uma série de atividades direcionadas à conscientização a população em geral além de médicos e profissionais da área de saúde. Serão diversas atividades educativas e informativas com aulas nas escolas, hospitais, empresas, organizações religiosas, além da distribuição de material informativo em praça pública e para a imprensa. A atividade deste sábado (24), acontece das 8 às 13 horas, onde diversos profissionais de saúde e voluntários estarão no Largo do Rosário, em Campinas, distribuindo aos interessados material informativo sobre a doação de órgãos e tecidos.

A Campanha Permanente de Conscientização para Doação de Órgãos e Tecidos promovida pela OPO/HC conta com a parceria do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e a colaboração da Associação de Apoio Assistencial de Crianças e Adolescentes Renais (AACAR), Associação de Renais Crônicos de Campinas (ARCC), Associação de Assistência aos Portadores de Hepatites, Candidatos e Transplantados Hepáticos (APHOIE) e demais voluntários.

O HC da Unicamp é um dos 10 hospitais universitários do Estado de São Paulo, integrantes da Organização de Procura de Órgãos (OPOs), que foram escolhidos para coordenar regionalmente as tarefas relativas a captação de órgãos, busca ativa, contato com as famílias e cuidado com o doador. A lista única do interior do Estado é centralizada no HC da USP-Ribeirão Preto. No Brasil, a doação só acontece com o consentimento dos familiares.

Desde o início desses procedimentos, o Hospital das Clínicas da Unicamp já realizou cerca de 3000 transplantes de coração, córnea, fígado, medula óssea, rin/pâncreas. O transplante com maior frequência é o de córneas e o ano de 2002 foi o de maior produção anual para todos os tipos de transplantes: 303. Hoje, o HC é um dos mais importantes hospitais do país nessa área, tendo realizado uma média anual de 240 transplantes de coração, córnea, fígado, medula óssea, rin/pâncreas por ano.

No dia 27 de Setembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Órgãos, acontece o simpósio “Transplante de Órgãos – Essa Via Tem Duas Mãos” , com a presença de autoridades da Unicamp, USP, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Ministério da Saúde, artistas, atletas entre outros.

Uma tendência global, também observada pela OPO do HC, é que, com o aumento da expectativa de vida e de doenças, surgem mais candidatos ao transplante. Quando há falta de doadores vivos, a única alternativa é recorrer às doações resultantes de morte encefálica. A espera para uma doação pode levar quatro anos, período em que muitos acabam falecendo antes de conseguir o órgão. Para minimizar este problema, o HC da Unicamp tem buscado alternativas à reposição de órgãos e tecidos.

Veja as comemorações da Semana do Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos.

24/9 – 9 às 13 horas
Distribuição de folderes e esclarecimento de dúvidas à população
10h30: Apresentação da Banda do 8º Batalhão da Policia Militar de Campinas
Local: Largo do Rosário

26/9 – 12h30
Distribuição de folderes nas Unidades Básicas de Saúde
Apresentação do Coral da Área da Saúde – FCM
Local: HC – Unicamp – Rampa do 3º Andar

27/9 – 8h30 às 12h30
Auditório 5 da FCM
Simpósio: “Transplante de Órgãos – Essa Via Tem Duas Mãos”
8h30 – Café Musical
Convidado: Montone – Voz e Violão
9 horas – Abertura

9h30 – Morte encefálica e doação de órgãos: como lidar com a situação?
Professor Luiz Antônio da Costa Sardinha
10h10 – Desmistificando a legislação sobre transplantes de órgãos: Visão no novo código civil
Professora Rita de Cássia Curvo Leite
10h50 – O profissional de saúde frente à morte
Professor Roosevelt Cassorla

11h30 – Depoimentos

Débora Pereira Fernandes Domingues – paciente transplantada renal
Dalécio Pastor – paciente transplantado hepático
Valéria Malena da Silva Moda – filha de paciente doadora
12 horas – Encerramento

Outras informações podem ser obtidas através dos telefones 19-3788-8000 com Eliete e 19-3788-8002 com Raílda.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC