Conteúdo principal Menu principal Rodapé

No dia 28 de agosto, a partir das 8h30, foram realizadas várias atividades na Lagoa do Taquaral para lembrar o Dia Nacional sem Tabaco, comemorado em 29 de agosto. O evento foi promovido em conjunto com as Secretarias de Saúde e de Esportes da Prefeitura de Campinas, com a participação do Hospital de Clinicas e da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

A ação teve o objetivo de chamar a atenção da população aos riscos da utilização do tabaco. Para alertar a sociedade e esclarecer as possíveis dúvidas, foram entregues folders educativos sobre o tratamento do tabagismo. Além disso, foram aplicados testes de Fagerstrom, que avaliam o grau de dependência do fumante. Também foi possível medir a capacidade pulmonar dos participantes através do aparelho Peak Flow. O evento foi finalizado com uma caminhada pelo Parque Taquaral.

Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que o tabagismo é responsável por 65% das mortes relacionadas a doenças crônicas não transmissíveis. O tabaco é a causa de 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% de diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doenças coronarianas (angina e infarto) e 25% de acidentes vasculares cerebrais.

A campanha nacional divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) este ano traz o slogan “#MostreAtitude: sem o cigarro sua vida ganha mais saúde”, aproveitando o momento em que o Brasil está voltado ao esporte, devido aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016. Com o tema, o INCA pretende manter os jovens longe do tabaco através da prática de atividades físicas, aliadas importantes no processo de cessação do tabagismo. Outro objetivo importante é reforçar a ideia da incoerência do uso de tabaco em locais utilizados para prática de esportes, bem como em ambientes livres de fumo.

Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado em 1986, pela Lei Federal 7.488, com o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Todo ano, o Ministério da Saúde em parceria com o INCA, realiza campanhas destinadas à população.

Caius Lucilius com Isabela Mancini – Assessoria de Imprensa HC

Ir para o topo