Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Um dos maiores nomes no cenário mundial da cardiologia, Marc Pfeffer, professor da Medicine at Harvard Medical School, visitou nesta sexta-feira (13/07), o Hospital de Clínicas da Unicamp. O professor de Havard, que participou do evento At the Limits, que ocorreu na Unicamp, conheceu as instalações do ambulatório de Cardiologia e da Unidade Coronariana (UCO), acompanhado de docentes da disciplina de cardiologia da FCM.

Marc Pfeffer foi um dos 10 palestrantes internacionais que participou durante dois dias, no auditório da FCM, do evento At the Limits. Realizado há mais de duas décadas pelas universidades de Harvard, College of London, Cape Town e Revista The Lancet, sempre reunindo pesquisadores destacados no mundo, essa foi a primeira vez que o evento aconteceu na América Latina. Mais de 200 pesquisadores participaram da 22 edição do At the Limits.

O pesquisador norte americano chegou ao Hospital de Clínicas acompanhado pelo coordenador da Comissão de Pesquisa da FCM, Andrei Sposito, pelo chefe da disciplina de Cardiologia da FCM, Wilson Nadruz Júnior e por Otávio Rizzi Coelho, membro do Comitê Científico do At the Limits. “Ele incentivou os residentes que conheceu, salientando a importância da dedicação durante esse período, além de elogiar o envolvimento dos docentes na formação dos mais jovens”, comentou Coelho.

At the Limits – A abertura da 22ª edição do At the Limits contou com as boas-vindas do médico cardiologista Andrei Sposito, e do professor do University College London, Derek M. Yellon, especialista em cardiologia molecular e celular. “Há três anos, tive a oportunidade de consultar o professor Derek sobre a possibilidade de realizar o At the Limits aqui no Brasil. Para minha surpresa, ele não só abraçou a proposta como deu todo o apoio e suporte de sua equipe”, disse Andrei.

“Foi uma honra estar aqui para trabalhar com os meus colegas da Unicamp. O conceito do At the Limits é muito simples, que é o de poder discutir conhecimentos de fronteira com pessoas interessadas nos mesmos assuntos. Todos nós aqui somos interessados em cardiologia, nefrologia e diabetes”, agradeceu Derek.

“Esse é um evento muito importante. Estão reunidos aqui, alguns dos melhores grupos de pesquisa do mundo nas áreas de cardiologia, endocrinologia e nefrologia”, disse o médico cardiologista da FCM Otávio Rizzi Coelho, explicando que durante os dois dias do evento na Unicamp, foram discutidos aspectos relevantes no entendimento das doenças cardiovasculares e renais relacionadas ao Diabetes.

“As discussões realizadas aqui trarão novas perspectivas para o diagnóstico, tratamento e evolução dos pacientes”, disse Otávio. O especialista também destacou a inserção da massa crítica nacional no contexto das pesquisas de ponta realizadas internacionalmente.

Segundo Coelho o Brasil tem suas “ilhas” de excelência em pesquisa e a Unicamp, em conjunto com outras universidades brasileiras, tem um nível de pesquisa muito alto. “A realização desse evento em Campinas, particularmente na Unicamp, é o reconhecimento da comunidade científica internacional”, atesta.

Ainda sobre as discussões centrais do At the Limits, Otávio Rizzi falou sobre os novos horizontes de cuidado dos pacientes com diabetes. “Na atualidade, existem diversos novos medicamentos para o tratamento da Diabetes, que melhoram em muito as doenças cardíacas e renais associadas à doença. Há novas perspectiva em relação à sobrevida dos pacientes, com melhora da qualidade de vida. Muitas das coisas que estão sendo discutidas aqui ou já estão disponíveis no mercado ou deverão ser lançados nos próximos anos”, disse.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC com Camila Delmontes – Assessoria de Imprensa FCM

Ir para o topo