Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A Divisão de Recursos Humanos (DRH) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp promoveu durante o mês de setembro a Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio. Mensagens foram enviadas aos funcionários com acesso ao material informativo da campanha por QR Code, fitas amarelas foram colocadas na saída da Portaria F1, cartazes foram fixados no Espaço de Vivência próximo ao refeitório e avisos foram colocados nas TVs dos elevadores e ambulatórios.

Veja aqui todo o material da campanha Setembro Amarelo preparada pelo DRH do hospital.

“É essencial falar sobre suicídio para que as pessoas que estejam em sofrimento emocional e vivenciando situações difíceis busquem ajuda. Vale ressaltar que a iniciativa de falar sobre prevenção deve acontecer durante o ano e todos nós, profissionais, líderes e indivíduos, podemos e devemos contribuir com ações antiestigma e promoção de saúde mental”, disse a psicóloga Nádia Zamariola Milani do Serviço de Desenvolvimento Pessoal da DRH do HC da Unicamp.

Nos dias 29 e 30 de setembro foram realizadas quatro palestras no auditório do HC da Unicamp. A palestrante do dia 29 foi a psicanalista, mestre em psicologia clínica e professora e supervisora de estágios dos cursos de graduação e pós-graduação da Unisal Campinas, Maria Cristiane Nali. De acordo com a especialista, o suicídio é um tema tabu que precisa ser falado e refletido.

“Hoje, conversamos mais abertamente sobre sexo do que sobre suicídio. O sofrimento psíquico pode surgir por diversas causas e fatores. É um tema que nos convoca a tratar com respeito e ética. Precisamos dar voz a esse movimento de setembro a setembro”, ressaltou Maria Cristiane.

No dia 30 de setembro as palestras foram ministradas em três horários por profissionais do Centro de Valorização da Vida (CVV). O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

“No ano passado, o CVV atendeu mais de quatro milhões de ligações de pessoas buscando ajuda. Há casos de depressão, ansiedade, solidão e suicídio. Nosso trabalho é escutar e dar atenção a quem nos procura, sem julgar ninguém”, disse psicólogo voluntário do CVV, Carlos Perches.

Podcast Ressonância

A entrevistada do podcast Ressonância foi a médica psiquiatra Karina Diniz Oliveira. O tema dessa edição foi saúde mental, com destaque para a depressão, a ansiedade e o suicídio. O podcast está disponível nas plataformas de streaming e no canal do Youtube da SEC Rádio TV Unicamp.

A campanha Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza o Setembro Amarelo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019 foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados.


Leia também: RH promove a campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio


Texto: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa HC Unicamp
Fotografia: Julia Erler e Edimilson Montalti – HC Unicamp

Ir para o topo