Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Emoção e homenagem marcam a comemoração da Semana de Enfermagem no HC

Palestra mexeu com público que lotou o auditório do hospital em quatro horários

No dia 18 de maio, às 16 horas, aconteceu no auditório do Hospital de Clínicas (HC) a palestra De herói para herói, com Mário Lima, em comemoração à 84ª Semana Brasileira de Enfermagem. O tema desse ano da Semana Brasileira de Enfermagem é a valorização do trabalho em Enfermagem com desenvolvimento sustentável e bem viver.

A palestra também foi realizada às 20h30 e no dia seguinte, às 11h e às 20h30, no mesmo local. Durante o evento, que teve o apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Unicamp, houve homenagem a 45 profissionais da enfermagem com 25 anos na função no HC.

O HC é a unidade da área da saúde da Unicamp que mais tem profissionais de Enfermagem. O hospital possui mais de 1.600 profissionais entre auxiliares e técnicos de Enfermagem e enfermeiros em seu quadro de trabalho.

Joaquim Antonio Graciano, coordenador da Divisão de Enfermagem do HC, deu às boas-vindas a todos os participantes do evento e lembrou que a Semana de Enfermagem também homenageia Florence Nightingale, considerada a precursora da transferência do cuidado e do reconhecimento da profissão de Enfermagem.

“Não tenho dúvida que a enfermagem é o principal elo entre o paciente e o cuidado, haja vista o que passamos durante a pandemia. Estamos em um luta incansável para manter a assistência, mas por todos os lugares que passo, nunca senti que a Enfermagem está sozinha, e que há sempre um trabalho em equipe”, disse Joaquim.

O coordenador de assistência do HC, José Barreto Carvalheira, disse que a Enfermagem está inserida não só na assistência, mas em outros setores do hospital, inclusive na alta gestão. “A Enfermagem é uma força incrível que move o hospital. Dá orgulho de ver o trabalho e a dedicação de vocês”, disse José Barreto.

De herói para herói

Mario Lima contou sobre seus sonhos: ser ator, super-herói, trabalhar na área da saúde e até emagrecer. O técnico de enfermagem começou a se vestir de Homem-Aranha durante seu tempo livre para alegrar crianças com câncer. Para isso, perdeu 32 quilos. Cuidou de pacientes graves e criou outros personagens. Foi Chaplin, participou de seriado de TV e abertura de espetáculo no Teatro Castro Mendes.

“Nós, da enfermagem, muitas vezes deixamos nossas vidas de lado para cuidar dos outros. Ficamos 24 horas à beira leito cuidando dos pacientes, desde o seu nascimento até o último suspiro. Pra ser super-heroi, não precisa vestir capa. Tenho orgulho de fazer parte dessa equipe”, disse Mario, que levou o público do riso à lágrima e vice-versa.

Profissionais homenageados

Após a palestra, os profissionais da Enfermagem que completaram 25 de HC foram homenageados. Dentre as homenageadas estavam Aparecida Donizete de Lima Silva e Aparecida Celeste Lopes de Almeida, que deixaram uma mensagem a todos os presentes na primeira palestra do dia 18 de maio.

“Há 25 anos cheguei aqui cheia de sonhos, medos e esperança, mas hoje, posso dizer que consegui ter tudo o que queria e esperava. Agradeço aos pacientes e amigos que passaram por mim e me ajudaram a ser uma pessoa melhor. Sei que fiz a diferença na vida de muitas pessoas”, disse Aparecida Donizete.

Embuída de muita emoção e de forma enfática, Aparecida Celeste, apenas disse: “Quando tocarmos uma alma, que sejamos apenas outra alma humana”.

Veja aqui a relação completa dos funcionários que foram homenageados.

Abertura da Semana de Enfermagem

Na manhã de sexta-feira (12), aconteceu no Centro de Convenções da Unicamp, a abertura da 84ª Semana Brasileira da Enfermagem, realizada pela Faculdade de Enfermagem (FEnf) da Unicamp. A cerimônia de abertura foi marcada por uma homenagem aos profissionais mortos na pandemia de covid-19 e por um debate sobre sustentabilidade.

A cerimônia contou com a presença da superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Elaine Cristina de Ataide; da reitora em exercício, Maria Luiza Moretti; do prefeito de Campinas, Dario Saadi; da diretora da FEnf, Roberta Cunha; do coordenador da Divisão de Enfermagem do HC, Joaquim Antonio Graciano e da presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem da Unicamp, Eliza Vitória de Lima.

Joaquim Graciano pediu à plateia um minuto de silêncio em respeito à morte de profissionais de enfermagem por conta da pandemia da covid-19. Ele lembrou a trajetória do enfermeiro Fábio Ferreira Costa, de 39 anos, que trabalhava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HC e que morreu em virtude da covid-19.

Da esquerda para direita, a diretora da Faculdade de Enfermagem, Roberta Cunha, a superintendente do HC, Elaine Cristina de Ataide e a reitora em exercício, Maria Luiza Moretti

“O enfermeiro é o elo entre o cuidado e o paciente. Apenas se cuidarmos de nós mesmos é que conseguiremos cuidar dos outros”, ressaltou superintendente do HC, Elaine Cristina de Ataíde, durante seu discurso durante a mesa de abertura da 84ª Semana Brasileira da Enfermagem.

Veja a matéria completa no Portal da Unicamp.

V Caminhada de Enfermagem

No dia 21 de maio, às 8h30, acontece na Lagoa do Taquaral a V Caminhada da Enfermagem. Inscrições podem ser feita no link abaixo:

Dia do evento
Dom, 21/05/2023 – 08h30
Link do evento: https://bit.ly/caminhada2023


Texto e fotografia: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp

Ir para o topo