Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

HC premia 38 áreas internas pela excelência, controle, organização e sustentabilidade

Selo ECOS

Selo ECOS reforça a melhoria contínua e uso eficiente de recursos tecnológicos, humanos e estruturais

O Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde (NQSS) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp entregou, no final de novembro, o selo de Excelência, Controle, Organização e Sustentabilidade (ECOS) para 38 setores do hospital que acumularam pontos ao longo do ano na melhoria contínua da excelência e sustentabilidade na assistência, ensino e pesquisa e nos serviços prestados aos pacientes.

O selo bronze foi concedido a 12 áreas, o selo prata foi conquistado por outras 11 e o selo ouro foi entregue a 15 setores. Essa iniciativa está alinhada aos objetivos estratégicos definidos no Planejamento Estratégico de 2022 a 2026. A relação dos contemplados com o selo ECOS está no final da matéria.

De acordo com Mariana Salhab Dall’Aqua, coordenadora do NQSS do HC da Unicamp, mais de 60% das áreas do HC ganharam o selo ECOS. Entre os critérios analisados e que contribuíram para a pontuação estão a entrega dos relatórios de atividades por 90% das áreas contempladas e a existência e uso do Procedimento Operacional Padrão (POP) em 85% dos setores premiados com o selo.

“Isso mostra que houve um esforço das áreas para a conquista desse prêmio e que sabemos onde queremos chegar. Vamos ter o selo ECOS 2026 com novos itens de avaliação relacionados à sustentabilidade e normas institucionais”, destacou Mariana.

Fernanda Orsi, coordenadora de Administração do hospital, parabenizou a todos os funcionários e setores pela conquista do selo ECOS e destacou o potencial das pessoas dentro de suas respectivas área de atuação, seja ela administrativa ou assistencial.

“É realmente um orgulho ter profissionais que buscam resultados e melhorias contínuas. Isso cria uma cultura virtuosa dentro da gestão interna que se perpetua na instituição e impacta fortemente no dia a dia das pessoas que usam os serviços de nosso hospital”, ressaltou Fernanda.

Pontuação e premiação

O selo ECOS Ouro foi concedido às áreas que atingirem entre 85% e 100% da pontuação total. O selo ECOS Prata foi concedido às áreas que atingirem entre 70% e 84% da pontuação total e a selo ECOS Bronze foi concedido às áreas que atingirem entre 55% e 69% da pontuação total.

Selo ECOS Bronze

Prêmio ECOS
  1. Broncoscopia
  2. Centro de Dispensação de Medicamentos de Alto Custo
  3. Centro Integrado de Nefrologia
  4. Divisão de Informática
  5. Divisão de Nutrição e Dietética
  6. Ecocardiograma
  7. Eletroneuromiografia
  8. Função Pulmonar
  9. Medicina a Laser
  10. Serviço de Farmácia
  11. Unidade de Internação Pediátrica
  12. Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica

Selo ECOS Prata:

Prêmio ECOS
  1. Ambulatórios (DAMPE/SEAMB)
  2. Centro Cirúrgico Central
  3. Centro Cirúrgico Ambulatorial
  4. Central de Material Esterilizado
  5. Divisão de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas
  6. Divisão de Serviços Gerais
  7. Laboratório Vascular
  8. Serviço de Epidemiologia e Infecção Hospitalar – NVE
  9. Unidade de Emergência Referenciada Pediátrica
  10.  Unidade Clínica de Internação de Adultos
  11. Unidade de Terapia Intensiva Adulto

Selo ECOS Ouro:

Prêmio ECOS
  1. Banco de Tecidos Músculo esquelético Humano / Banco de Olhos e Tecidos Humanos
  2. Divisão de Auditoria Interna
  3. Divisão de Patologia Clínica
  4. Divisão de Suprimentos
  5. Hospital Dia
  6. Núcleo Interno de Regulação
  7. Núcleo de Comunicação
  8. Ouvidoria
  9. Serviço de Epidemiologia e Infecção Hospitalar – CCIH
  10. Centro de Referência em Imubiológicos Especiais – CRIE
  11. Serviço de Faturamento
  12. Serviço Social
  13. Serviço de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  14. Unidade de Emergência Referenciada Adulto
  15. Unidade Cirúrgica de Internação de Adultos

Selo ECOS

O Programa ECOS do Hospital de Clínicas da Unicamp tem como objetivo promover e consolidar uma cultura de melhoria contínua nos serviços prestados pela instituição. Essa iniciativa contribui para garantir serviços de qualidade e segurança, promovendo a sustentabilidade na saúde pública; aperfeiçoar os recursos e otimizar os processos administrativos e assistenciais; fortalecer a liderança, promovendo o desenvolvimento e a competência dos profissionais e maximizar o uso eficiente de recursos tecnológicos, humanos e estruturais. A implantação do programa ECOS reafirma o compromisso do HC com seu propósito central que é a excelência e sustentabilidade na assistência, ensino e pesquisa, metas do planejamento estratégico de 2022 a 2026.

Ir para o topo