O Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde (NQSS) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp entregou, no final de novembro, o selo de Excelência, Controle, Organização e Sustentabilidade (ECOS) para 38 setores do hospital que acumularam pontos ao longo do ano na melhoria contínua da excelência e sustentabilidade na assistência, ensino e pesquisa e nos serviços prestados aos pacientes.
O selo bronze foi concedido a 12 áreas, o selo prata foi conquistado por outras 11 e o selo ouro foi entregue a 15 setores. Essa iniciativa está alinhada aos objetivos estratégicos definidos no Planejamento Estratégico de 2022 a 2026. A relação dos contemplados com o selo ECOS está no final da matéria.
De acordo com Mariana Salhab Dall’Aqua, coordenadora do NQSS do HC da Unicamp, mais de 60% das áreas do HC ganharam o selo ECOS. Entre os critérios analisados e que contribuíram para a pontuação estão a entrega dos relatórios de atividades por 90% das áreas contempladas e a existência e uso do Procedimento Operacional Padrão (POP) em 85% dos setores premiados com o selo.
“Isso mostra que houve um esforço das áreas para a conquista desse prêmio e que sabemos onde queremos chegar. Vamos ter o selo ECOS 2026 com novos itens de avaliação relacionados à sustentabilidade e normas institucionais”, destacou Mariana.


Fernanda Orsi, coordenadora de Administração do hospital, parabenizou a todos os funcionários e setores pela conquista do selo ECOS e destacou o potencial das pessoas dentro de suas respectivas área de atuação, seja ela administrativa ou assistencial.
“É realmente um orgulho ter profissionais que buscam resultados e melhorias contínuas. Isso cria uma cultura virtuosa dentro da gestão interna que se perpetua na instituição e impacta fortemente no dia a dia das pessoas que usam os serviços de nosso hospital”, ressaltou Fernanda.
Pontuação e premiação
O selo ECOS Ouro foi concedido às áreas que atingirem entre 85% e 100% da pontuação total. O selo ECOS Prata foi concedido às áreas que atingirem entre 70% e 84% da pontuação total e a selo ECOS Bronze foi concedido às áreas que atingirem entre 55% e 69% da pontuação total.
Selo ECOS Bronze

- Broncoscopia
- Centro de Dispensação de Medicamentos de Alto Custo
- Centro Integrado de Nefrologia
- Divisão de Informática
- Divisão de Nutrição e Dietética
- Ecocardiograma
- Eletroneuromiografia
- Função Pulmonar
- Medicina a Laser
- Serviço de Farmácia
- Unidade de Internação Pediátrica
- Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica
Selo ECOS Prata:

- Ambulatórios (DAMPE/SEAMB)
- Centro Cirúrgico Central
- Centro Cirúrgico Ambulatorial
- Central de Material Esterilizado
- Divisão de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas
- Divisão de Serviços Gerais
- Laboratório Vascular
- Serviço de Epidemiologia e Infecção Hospitalar – NVE
- Unidade de Emergência Referenciada Pediátrica
- Unidade Clínica de Internação de Adultos
- Unidade de Terapia Intensiva Adulto
Selo ECOS Ouro:

- Banco de Tecidos Músculo esquelético Humano / Banco de Olhos e Tecidos Humanos
- Divisão de Auditoria Interna
- Divisão de Patologia Clínica
- Divisão de Suprimentos
- Hospital Dia
- Núcleo Interno de Regulação
- Núcleo de Comunicação
- Ouvidoria
- Serviço de Epidemiologia e Infecção Hospitalar – CCIH
- Centro de Referência em Imubiológicos Especiais – CRIE
- Serviço de Faturamento
- Serviço Social
- Serviço de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
- Unidade de Emergência Referenciada Adulto
- Unidade Cirúrgica de Internação de Adultos
Selo ECOS
O Programa ECOS do Hospital de Clínicas da Unicamp tem como objetivo promover e consolidar uma cultura de melhoria contínua nos serviços prestados pela instituição. Essa iniciativa contribui para garantir serviços de qualidade e segurança, promovendo a sustentabilidade na saúde pública; aperfeiçoar os recursos e otimizar os processos administrativos e assistenciais; fortalecer a liderança, promovendo o desenvolvimento e a competência dos profissionais e maximizar o uso eficiente de recursos tecnológicos, humanos e estruturais. A implantação do programa ECOS reafirma o compromisso do HC com seu propósito central que é a excelência e sustentabilidade na assistência, ensino e pesquisa, metas do planejamento estratégico de 2022 a 2026.










