Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente

O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente desenvolve ações baseadas nos princípios de qualidade e segurança em saúde para promover o contínuo aprimoramento dos serviços institucionais e busca, através de suas atividades, a melhoria contínua dos processos e a excelência na assistência à saúde utilizando a metodologia Lean Health care.

O NQSS atua nos seguintes eixos:

Eixo Qualidade

  • Escritório de projetos: Parceria institucional entre o Hospital de Clínicas e a Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp e objetiva alinhar as ações de melhoria institucional a gestão de projetos.
  • Certificação de qualidade: O Hospital de Clínicas busca alinhar sua estrutura, seus processos e resultados para certificação de qualidade fortalecer os processos de trabalho por meio da definição do norte verdadeiro e da melhoria contínua.
  • Indicadores: O NQSS acompanha indicadores de produção e de qualidade, alinhados aos três pilares da qualidade em saúde propostos por Donabedian: estrutura, processo e resultados. Os indicadores devem subsidiar o planejamento estratégico institucional, a gestão a vista nas áreas e a tomada de decisão.
  • Parceria Amigos do HC Unicamp: Objetiva arrecadar fundos para desenvolvimento de projetos e melhorias no Hospital de Clínicas da Unicamp. Para mais informações acesse: www.amigosdohcunicamp.com.br

Eixo Segurança

  • Gerenciamento de risco: Desenvolve ações para mapear, identificar, avaliar, tratar e monitorar os riscos existentes no desenvolvimento dos processos institucionais para minimizar ou mesmo eliminar a possibilidade de impactos negativos para os pacientes e colaboradores. A descrição dos Processos e Riscos de todas as unidades do HC, iniciou em novembro de 2019. Além de estabelecer planos de contingência, buscar melhorias dos processos e conhecimento dos riscos existentes, visa mitigar ocorrência de eventos adversos nas atividades assistenciais diárias, na utilização de materiais, medicamentos e equipamentos em saúde através das notificações de Farmacovigilância, Tecnovigilância, Biovigilância e Problemas relacionados à Assistência à saúde além do uso do sistema de Registro Nacional de Implantes (RNI) processos estes desenvolvidos em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
  • Núcleo de Segurança do Paciente: É a estrutura instituída para apoiar a direção institucional na implementação e gestão de ações de melhoria da qualidade e da segurança do paciente. Acompanha, analisa e mitiga, o máximo possível, a ocorrência de eventos adversos na instituição. Trabalha em parceria com os colaboradores e a comunidade junto às ocorrências notificadas ou verificadas que causam danos ao paciente ou risco de danos. Compreende 11 times multiprofissionais de segurança do paciente que desenvolvem ações de melhoria contínua de processos e capacitações conforme protocolos e área de atuação.

São eles:

  1. Ambiente seguro
  2. Cirurgia segura
  3. Comunicação segura
  4. Hemovigilância
  5. Higienização das mãos
  6. Identificação segura
  7. Materiais, equipamentos e rastreabilidade
  8. Medicação segura
  9. Prevenção de infecções relacionadas à assistência em saúde
  10. Prevenção de lesão por pressão
  11. Prevenção de quedas
  • Núcleo de Avaliação de Tecnologia em Saúde: Ações de avaliação de tecnologia para subsidiar a tomada de decisão institucional na aquisição ou substituição de tecnologias existentes (medicamentos, equipamentos e materiais) em alinhamento com os processos da pesquisa clínica, assessoria de recursos materiais, Farmácia e Terapêutica e Engenharia Clínica.
  • Manuais institucionais: Redefinição do formato, apresentação e fluxo dos manuais institucionais com objetivo de facilitar a busca das informações pelos colaboradores. Projeto iniciado em outubro de 2019 com previsão de término em junho de 2021.

Projetos parceiros

  • Lean nas Emergências: Projeto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) em parceria com o Hospital Sírio-Libanês para reduzir a superlotação nas urgências e emergências de Hospitais públicos e filantrópicos. Em implantação no HC Unicamp em 2020.
  • Projeto Paciente Seguro: Projeto do Proadi-SUS em parceria com o Hospital Moinhos de Ventos para melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos com base no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) do Ministério da Saúde. Em implantação no HC Unicamp de 2018 a 2020.

Coordenação

Enfa. Dra. Alessandra Nazareth Caine Pereira Roscani
Coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde e Gestora de Risco
qualidade@hc.unicamp.br

Enfa. Mariana Salhab D. Schweller
Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente
nsp@hc.unicamp.br

Localização
Superintendência (2º andar)

Telefones
(19) 3521-8001/ 8005/ 8795