Salas de Descompressão do HC auxiliam no alívio do estresse

A Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp (Feagri), através da Seção de Protótipos, doou recentemente 18 camas feitas com pallets ao Hospital de Clínicas (HC), com o objetivo de proporcionar um ambiente de descanso mais agradável e confortável aos profissionais de saúde que atuam diariamente no hospital. A doação, desencadeada pela pandemia da Covid-19, reflete um cuidado das instituições, cada vez maior, de proporcionar aos seus profissionais, as denominadas “Salas de Descompressão”.

Na área da Saúde, sobretudo na enfermagem, as Salas de Descompressão contam com amparo legal, por meio da Lei Estadual nº 17.234/20, que determina aos hospitais, públicos e privados, a criação de um ambiente desse tipo para o alívio do estresse. Atualmente, o HC conta com duas Salas de Descompressão: uma na pediatria e outra na Unidade de Emergência Referenciada (UER). Essas salas estão disponíveis a toda equipe multiprofissional do hospital entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, dentre outros.

Com a alteração da rotina do HC Unicamp para o enfrentamento da pandemia Covid-19, a diretora do Departamento de Enfermagem, Eliete Boaventura Bargas Zeferino, explica que alguns profissionais do turno diurno passaram a atuar em jornada 12 por 36 horas, assim como os profissionais do turno da noite.

“No intervalo de uma hora de descanso, as Salas de Descompressão ajudam a desconectar um pouco do trabalho. Isso faz com que os profissionais retornem à atividade com mais atenção. Esse tipo de ambiente é fundamental no alívio do estresse. A doação das poltronas foi fundamental nesse sentido”, disse a enfermeira.

Funcionário da Unicamp desde 1987, José Maria da Silva foi o responsável, na Feagri, pela iniciativa da doação. Autor do Projeto Recicle, que transforma resíduos em copos descartáveis e canetas, o servidor atua, voluntariamente, em escolas, comunidades e cooperativas de catadores, oferecendo a sua força de trabalho no desenvolvimento de diversas peças e móveis sustentáveis.

“Comecei a criar peças de decoração hortas e jardins verticais, até chegar em peças maiores como mesas, sofás e bancos. Diante desse avanço, criei espaços de convivência sustentável, passando a ensinar que os resíduos têm valor”, afirma José Maria, que sempre acreditou na cooperação entra a Academia e a sociedade. 

Quando tomou ciência do impacto da pandemia na rotina dos profissionais de saúde, não teve dúvidas em proporcionar mais conforto à equipe do HC. “Vi a necessidade dos profissionais de saúde de ampliar espaços, conseguir equipamentos e acomodações. Meus sofás e puffs podem receber diferentes montagens, proporcionar conforto  e até servir de cama”, arrematou.


Seja um amigo do HC. O hospital precisa de doações. Depósitos ou transferências bancárias podem ser feitas aqui:

Banco do Brasil
Agência: 4203-x
Conta: 44.427-8
CNPJ: 46.068.425/0001-33

Importante: para que o valor da doação seja destinado com exclusividade ao HC, é necessário especificar a informação no formulário de doação.

——————————————————————————

Texto: Camila Delmondes
Assessoria de imprensa da FCM Unicamp