Semana Sorriso completa 10 anos

A Semana Sorriso do Serviço de Odontologia do HC completa 10 anos com mais de 5000 consultas realizadas. Entre as novidades da 10ª Edição do evento, promovido neste ano em parceria com a Enfermagem e o Serviço Social, está a participação de profissionais de enfermagem do HC e alunos do COTUCA, que além das orientações aos pacientes sobre a importância da saúde bucal e dos cuidados com a higiene oral, estão realizando também a medição de pressão e teste de glicemia. O objetivo da Semana Sorriso é oferecer serviços de odontologia para toda a população com a realização de exames clínicos, orientação sobre higiene bucal e prevenção do câncer.

De acordo com a cirurgiã dentista e coordenadora da Semana Sorriso, Roberta Sevá Pereira, além dessas atividades, acontecem ainda palestras com dentistas do serviço de odontologia do HC onde foi montado um “escovódromo”, próximo a entrada principal do hospital, que serve para orientar a escovação, além das atividades interativas com crianças e distribuição de material educativo. As pessoas que participam ganham um kit com escova de dentes e creme dental. “Estamos visitando e dando orientações a todos pacientes internados nas enfermarias”, disse Roberta Pereira. As palestras são diárias e acontecem nas salas de espera dos ambulatórios.

Os principais problemas identificados por profissionais da Semana Sorriso são ausência de dentes, doença periodontal, cáries e próteses mal adaptadas. Mesmo aberta a toda a população, o perfil dos usuários dessa semana são os pacientes do próprio hospital e seus familiares. No último dia das atividades, um grupo de alunos e professores do Instituto de Artes da Unicamp estarão realizando uma apresentação teatral com foco na prevenção, para as crianças da enfermaria de pediatria (4º andar). A Semana Sorriso acontece diariamente das 7h30 às 17h30. No dia 26 o horário será das 7h30 às 12h30.

Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP