Superintendência homenageia Zeferino com quadro em galeria

A Superintendência do HC homenageou nesta segunda-feira (15/04), o professor Luiz Carlos Zeferino com a entrega de um quadro com seu retrato para integrar a galeria de superintendentes do hospital. A cerimônia de descerramento do quadro aconteceu no anfiteatro da superintendência, com a  presença de familiares, amigos, docentes e da comunidade hospitalar. Integram  a galeria 10 superintendentes que já dirigiram o hospital desde o início das obras da instituição nos últimos 30 anos. Zeferino foi superintendente do HC de setembro de 2005 a junho de 2010.

Manoel Bertolo, que foi coordenador de Assistência durante a gestão de Zeferino, abriu a cerimônia destacando a importância do colega na condução do hospital em sua gestão. “Zeferino reúne características singulares de gestão e isso foi posto à prova em seu mandato em que dividimos juntos, a condução de momentos positivos e de crise no hospital”, ressaltou Bertolo. A professora Sara Saad, coordenadora do Hemocentro, reconheceu o profissionalismo do amigo. “Gestão de um hospital com essa complexidade é um desafio diário e Zeferino soube fazer isso não apenas pelo HC, mas por toda área da saúde da universidade”.

Oswaldo Grassioto, diretor executivo do Hospital da Mulher/CAISM, lembrou da carreira de Zeferino desde ex-residente na Santa Casa. “Temos orgulho de dizer que Zeferino é história do CAISM e agora do HC. Agregar, construir e inovar são características relevantes de nosso colega que ainda tem muito a contribuir”, destacou Grassioto. Para um dos integrantes da galeria, Paulo Eduardo Moreira Rodrigues, Zeferino sempre aglutinou pessoas para a linha de frente no enfrentamento de problemas, sempre preservando a instituição. “Ele é uma das raras pessoas que está sempre disposto a assumir desafios”.

A diretora associada da FCM, Rosa Inês Pereira, enfatizou o orgulho da faculdade poder contar com professores como Zeferino. “São profissionais que acima de tudo, lutam pelo melhor para o hospital e isso ficou patente em sua gestão: a disposição de enfrentar dificuldades e fazer a diferença”, destacou.

Por fim, Luiz Carlos Zeferino dirigiu a palavra aos convidados agradecendo pelo convívio e experiência em sua gestão. Para ele, ter estado à frente do HC foi a posição mais importante na carreira administrativa.  “Antes de assumir não tinha noção o quanto era importante a função de superintendente de um hospital desse tamanho, que tem um orçamento muito maior que milhares de municípios”, salientou.  Segundo Zeferino o apoio da reitoria foi determinante para a instituição não ficar desamparada. “Foi um aprendizado muito grande”, concluiu.

Luiz Carlos Zeferino, que foi por duas vezes (1996-2003) Diretor Executivo do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), é professor titular do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Graduado em 1978, conclui a residência médica na Unicamp em 1982 e obteve o título de doutor na área de Tocoginecologia em 1994, também na Unicamp. Também foi diretor técnico-científico da Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP).

Em sua carreira acadêmica concentrou suas pesquisas na área de oncologia ginecológica e mamária. Em 2003 titulou-se professor livre-docente. Autor de mais de 90 artigos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais, tem 30 orientações de mestrado e doutorado defendidas e em andamento, além de atuar como consultor científico de inúmeras instituições brasileiras e estrangeiras.

Atualmente é chefe do Departamento de Tocoginecologia da FCM, presidente do conselho técnico administrativo do Hospital da Mulher/CAISM e membro dos conselhos superior e executivo do HC.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC