Trabalho do HC conquista melhor prêmio no IV congresso da ABRAHUE

O trabalho “Análise de instrumentais cirúrgicos para aquisição em um hospital universitário”, de autoria da enfermeira Kátia Maria R. Vieira, da Central de Materiais Esterelizados do Hospital de Clínicas da Unicamp, recebeu a premiação máxima do IV Congresso Brasileiro de Hospitais Universitários e de Ensino, organizado pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE). Outros 12 posteres de autoria de profissionais do HC foram aceitos para o congresso e cinco receberam menção honrosa. O congresso aconteceu em Brasília, nos 19, 20 e 21 de outubro e contou com a participação de mais de 400 pessoas de todo país.

O HC fez parte da comissão organizadora do congresso e contou com a participação do superintendente, Manoel Barros Bértolo e profissionais da instituição, além do ex-superintendente Luiz Carlos Zeferino, que foi o Coordenador da comissão científica do congresso. “É uma imensa satisfação ver nossos colaboradores produzirem esses trabalhos científicos alinhados com a missão do hospital de prestar assistência com ensino e pesquisa. Esse intercâmbio é valioso para atualização profissional”, destacou Bértolo que também coordenou a mesa A Inserção dos Hospitais Universitários e de Ensino no SUS.

O objetivo do evento foi discutir, em várias conferências durante os três dias, a qualidade da gestão nos hospitais de ensino e sua contribuição para o sistema de saúde do país. “A principal característica desse congresso é a troca de experiências entre as instituições afins bem como, o conhecimento das últimas tendências e novidades na área de saúde de interesse para os Hospitais de Ensino”, salientou Zeferino. O diretor de TI do HC, Edson Kitaka também foi convidado pela organização do evento e ministrou uma palestra sobre as alternativas e tendências para Informatização Hospitalar.

Os prêmios que receberam menção honrosa foram as equipes do GEPRO (Curso de Gestão por Processo): Atendimento prioritário aos usuários idosos com alta hospitalar (Marli Elisa Nascimento Fernandes, Silvia Cristina Faez, Cláudia Gonzaga Pereira Cilla, Maura A. Dias Volpi, Maria Isabel Melo D’ Paolis, Maria Rita Fraga e Profa. Dra. Antonia Teresinha Tresoldi); Centro Cirúrgico (Dr. Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, Mariza Cavalcanti Ferreira Lino, Christiane Guimarães Russo, Alessandra Roscani e Sandra Silva, Mavis Lavinia, Sandra Silva, Neide Sumie Yamada e Eneida Rached Campos e Sala da Família (Márcia Regina Costa Giorgetti, Maria Aparecida Araujo Pinto, Monica Alexandre Malta, Robinson dos Santos Inácio, Ariane Polidoro Dini e Eneida Rached Campos).

Inscreveram projetos no IV Congresso Brasileiro de Hospitais Universitários e de Ensino: Milton Guilhen – Diretor de RH; Paulo César Tibaldi – Superintendência HC; Eliane Molina Psaltikids – Projeto de manualização Superintendência HC; Cláudia Cristina Martins dos Santos – Superintendência HC, Sônia de Jesus Piovezam dos Reis – Coordenação Administrativa, Sueli Pereira Rangel – Coord. Administrativa, Eliete Boaventura Bargas – Dir. de Enfermagem UER, Marli Elisa Nascimento Fernandes – Serviço Social das Enfermarias, Katia Maria Vieira – Central de Material Esterilizado, Enfa. Marisa Cavalcanti F. Lino – Dir. de Enfermagem do CC, Enfa. Alessandra Nazareth C P Roscani – Centro Cirúgico e Enfa. Mirtes Loeschner Leichsenring. A participação de seis dos doze inscritos no Congresso, foi patrocinada pela agência FPU (Agência de Formação Profissional da Unicamp).

Caius Lucilius

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp