1266 votantes indicam Toninho para superintendente do HC

O professor Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, atual coordenador de Assistência do HC, foi escolhido na consulta para ser o novo superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp no período 2018-2022. Foram computados durante dois dias de consulta junto à comunidade do HC e da FCM 1.266 votos, sendo 131 docentes, 124 discentes e 1.011 funcionários.

A apuração começou às 20h30 horas no anfiteatro da superintendência e foi concluída às 21h45. A posse do 14º superintendente do HC acontece no próximo dia 25 de junho, às 10 horas, no auditório 5 da FCM. Participaram da escolha do superintendente docentes, médicos residentes, alunos de graduação em medicina, fonoaudiologia, dos cursos de pós-graduação e funcionários do HC.

A consulta aconteceu nos dias 23 e 24 de maio. Na próxima semana, o Conselho Superior do HC ratifica o resultado e encaminha o documento com a lista tríplice para o reitor, a quem caberá a prerrogativa da escolha do novo superintendente.

“Entendemos que esta é uma vitória de todos aqueles que aqui trabalham e estudam. O cenário para a próxima gestão é desafiador na busca em manter nosso hospital equilibrado, bem equipado e funcionando cada vez melhor para a assistência e para o ensino”, disse Toninho em tom descontraído após os resultados finais.

Antônio Gonçalves de Oliveira Filho entrou na Unicamp em 1987 na residência médica e logo após permaneceu como médico contratado até 2010. É professor MS-3.2 da disciplina de cirurgia pediátrica do Departamento de Cirurgia da FCM da Unicamp.

Foi diretor do Centro Cirúrgico do HC de 2010 até 2014 quando assumiu a coordenadoria de Assistência. Acumula ainda, a coordenação do Núcleo de Segurança do Paciente do HC desde 2014, uma das suas principais “bandeiras” para qualidade da assistência na instituição. É casado e tem dois filhos.

Em sua carreira acadêmica possui mais de 35 artigos em publicações nacionais e internacionais indexadas, além de 71 trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais. Antonio Gonçalves de Oliveira Filho participou ainda de dezenas de bancas de qualificação de mestrado e doutorado.

A comissão organizadora da consulta para o 14º superintendente do HC foi presidida pelo professor Plínio Trabasso e composta pelos docentes Maria Almerinda Vieira Fernandes R. Alves e Rodrigo Pagnano e pelos funcionários Alessandra Nazareth Caine P. Roscani, Afonso Celso de Godoy Von Zuben, Maurício José de Andrade Thomé e Cristiano Novack Amaral Pereira.

Caius Lucilius com Beatriz Bittencourt – Assessoria de Imprensa HC