Superintendente do HC participa de vídeo sobre os 18 anos dos Fóruns Permanentes da Unicamp


Os Fóruns Permanentes da Unicamp estão completando 18 anos. Para comemorar esse marco, a Pró-Reitoria da Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp preparou um vídeo em que conta um pouco da trajetória dos Fóruns Permanentes e traz depoimentos de pessoas que ajudaram a consolidar o projeto ao longo dos anos. Entre os entrevistados está o superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, que organizou, em 2015 um fórum sobre segurança do paciente. Veja aqui a matéria sobre esse fórum publicada no Portal da Unicamp.

De acordo com Gonçalves, esse fórum atingiu muitas instituições de saúde que deram retorno sobre a importância do tema ser discutido dentro da Unicamp. “O fórum é um espaço onde se discute e gera ideais sobre diversos assuntos, e esse é um dos papeis da Universidade de promover, difundir e acolher conhecimento”, ressalta o superintende do HC Unicamp em seu depoimento, gravado na Proec na segunda-feira (23).

Aproveitando a gravação, o superintende entregou ao pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp, Fernando Antonio Santos Coelho e à equipe de Comunicação da Proec, uma caneca, um cordão e um flip para crachá, todos do Amigos do HC. Os presentes foram para agradecer a produção e edição do vídeo Laços, feitas pela Proec. No mesmo dia, foram tratadas futuras parcerias entre o HC e a Proec. A visita foi acompanhada pela relações públicas do HC, Trícia Thomé e pelo responsável pela Central de Captação Amigos do HC, Fabrício Ferreira dos Santos.

Sobre os Fóruns Permanentes

Os Fóruns Permanentes da Unicamp, criados com o objetivo de promover a aproximação entre pensamento acadêmico e sociedade, completam, em 2021, dezoito anos de realização. Em 2017, o Programa passou a fazer parte da estrutura da Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Atualmente os Fóruns Permanentes estão ligados diretamente ao Gabinete da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC).

A proposta central para a realização de fóruns no ambiente acadêmico é colocar em debate temas atuais e relevantes para a sociedade, buscando possibilidades de transformação. Trazer para a discussão especialistas e representantes de instituições, órgãos, associações e outros grupos envolvidos com as temáticas, sejam de áreas públicas, privadas ou da sociedade civil, para que se fortaleça o diálogo entre a pesquisa, o ensino e a sociedade, diálogo esse mediado pela cultura e pela extensão.