A 28ª Semana da Nutrição será informativa e retrospectiva


A Divisão de Nutrição e Dietética (DND) do Hospital de Clínicas (HC) realizará esse ano a 28ª Semana de Nutrição de maneira informativa. A Semana de Nutrição acontece, tradicionalmente, desde 1993, em comemoração ao Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto. Entretanto, por causa da pandemia de covid-19, não será possível realizar palestras, concursos, shows ou cardápios diferenciados que entraram para a história do HC Unicamp.

A DND usará os canais de comunicação internos do HC Unicamp para enviar, na semana de 30 de agosto a 3 de setembro, fotos e textos de suas áreas e serviços. Além disso, duas matérias especiais, incluindo essa, estarão disponíveis no site do HC e várias postagens serão feitas ao longo da semana no Instagram do HC Unicamp.

“Somente para aguçar a curiosidade, vamos apresentar hoje, um pouco mais sobre a DND, que carinhosamente nos referimos como o “coração do HC”. Nossa ferramenta é o alimento, e nutrir é vida”, diz a nutricionista Luciane Cristina Rosim Sundfeld Giordano, coordenadora da DND.

A DND está subordinada à Coordenadoria de Assistência, sendo considerada referência na área de Nutrição e Dietética Hospitalar. Está localizada no 1º andar do hospital, também conhecido como F1, e possui 11 copas de apoio nas Unidades de Internação. A equipe da DND é composta por 125 colaboradores – nutricionistas, técnicas de nutrição, almoxarifes, técnicos administrativos, cozinheiros e copeiros – que se dividem nas duas grandes áreas que compõe a DND: o Serviço de Nutrição Clínica e o Serviço de Alimentação Hospitalar.

O Serviço de Nutrição Clínica agrega a copa hospitalar/unidade, o lactário, os enterais, a transcrição e assistência nutricional. Já o Serviço de Alimentação Hospitalar agrega a produção da cozinha geral, a produção da cozinha dietética, a produção da cozinha metabólica que é considerado um diferencial em Serviços de Alimentação Hospitalar, e o abastecimento.

O que faz cada uma destas áreas?

A área da copa hospitalar/unidade prepara líquidos, vitaminas e mingaus, porciona e distribui uma média mensal 15 mil refeições intermediárias compostas pelo desjejum, lanche e ceia e 22 mil refeições principais, compostas pelo almoço e jantar. Essa área também fornece refeições intermediárias para o Hemocentro, o Hospital Dia, a Hemodiálise, o Centro de Dispensação de Medicamentos de Alto Custo (CEDMAC), o centro cirúrgico ambulatorial (CCA) e o cateterismo, e almoço para retirada pelas equipes de quimioterapia e transplante diretamente na DND.

A área de lactário produz uma média mensal de 4.500 mamadeiras e 3 mil frascos com fórmula infantil por via enteral. Realiza a preparação, envase, rotulagem, armazenamento, distribuição, recolhimento e termodesinfecção.

A área de dieta enteral produz uma média mensal de 19.500 frascos com dieta enteral e água e 1.800 suplementos nutricionais por via oral. Realiza a preparação, envase, rotulagem, armazenamento e distribuição dessas dietas.

A área de transcrição fornece todas as informações sobre as dietas prescritas aos pacientes e demais dados por meio da impressão mensal de 10.950 mapas e 39.300 etiquetas. Essas informações são utilizadas em marmitas, mamadeiras e frascos de dietas enterais.

A área de assistência nutricional está inserida nas Unidades de Internação e em alguns ambulatórios, atuando em equipes multidisciplinares, prestando assistência aos pacientes internados ou em atendimento ambulatorial. Visa a prevenção, manutenção e recuperação do bom estado nutricional, realizando triagem nutricional para identificar o risco de desnutrição, avaliação nutricional, indicação das necessidades nutricionais, acompanhamento e orientação nutricional de alta.

“A nutrição é fundamental aos nossos pacientes, pois atua como coadjuvante ao tratamento cirúrgico e medicamentoso”, explica Luciane.

A área de produção da cozinha geral e dietética realiza o planejamento, recebimento, armazenamento, elaboração e preparação de cardápios de dietas de rotina e terapêuticas para atender a demanda dos pacientes do HC, CAISM e demais Unidades da Área da Saúde. São produzidas mensalmente na DND uma  média de 22 mil refeições principais entre almoço e jantar, onde constam dietas de rotina, terapêuticas, preparo de exames e para controle metabólico.

“Nos finais de semana e feriados, as refeições para funcionários da área da Saúde e da Universidade são preparadas e distribuídas pela própria DND. Em média, produzimos 18 mil refeições por mês”, pontua Luciane.

A DND também realiza o gerenciamento das refeições produzidas pelo Restaurante Universitário (RU) para os usuários do refeitório, onde faz a distribuição, reposição, higienização de pratos e utensílios, controle da catraca nos dias úteis. No almoço são 48 mil refeições por mês gerenciadas pela DND. Na ceia são 7.500 refeições por mês, fornecidas por empresa terceirizada, também gerenciadas pela área de nutrição do HC.

“No quesito Ensino, Pesquisa e Extensão, fomos contemplados ao longo dos anos com sete Programas de Aprimoramento Profissional, Residência Multiprofissional na Saúde do Adulto Idoso e  Criança e Adolescentes. Atualmente, contamos com o estágio curricular de alunos da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp”, ressalta Luciane. 

Nutrição começou na Santa Casa de Misericórdia

A Divisão de Nutrição e Dietética (DND) foi fundada na Santa Casa de Misericórdia de Campinas na época em que o curso de Medicina da Unicamp funcionava lá. Em outubro de 1985, as atividades da DND foram transferidas para o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. Nesta época, o atendimento era voltado somente para pacientes internados na Enfermaria Geral de Adulto (EGA), sendo posteriormente expandido para outras enfermarias, assim como para plantonistas e funcionários da DND.

A área de nutrição iniciou como um “Serviço”, mas com o crescimento e desenvolvimento do HC da Unicamp, em 1993 houve a necessidade da elaboração de um novo organograma. A área de nutrição foi, então, designada como “Divisão”. Neste mesmo ano aconteceu 1ª Semana da Nutrição em comemoração ao Dia do Nutricionista, celebrado em 31 de agosto. A Semana de Nutrição surgiu para homenagear todos profissionais da DND.

Nestes 28 anos, foram produzidos e realizados aos usuários do refeitório do HC Unicamp muitos eventos técnico-científicos, como: palestras sobre alimentação saudável, alimentos funcionais, doenças crônicas, alimentos industrializados, distribuição de cartilhas educativas, concurso de culinária, oferecimento de cardápios típicos internacionais e regionais, shows com orquestra sinfônica, coral, grupos musicais de pagode, sertanejo, harpa, rock, MPB), karaokê, mágica, dança do ventre, danças japonesas, dentre outros.