Conteúdo principal Menu principal Rodapé

No dia 18 de novembro, Rodrigo Bueno de Oliveira, coordenador de administração do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, juntamente como Cláudio Lopes, coordenador adjunto da área financeira e Thiago Sarbo Langoni, gerente de projetos da Coordenaria de Administração (COAD) do HC, entregaram quatro estudos técnico-financeiros do hospital para a Diretoria Regional de Saúde de Campinas (DRS-7).

A entrega dos estudos foi feita à Mirella Povinelli, diretora da DRS-7, e representantes da alta gestão da DRS-7. A reunião representa um importante passo para a revisão das pactuações financeiras futuras do HC com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de São Paulo e com Sistema Único de Saúde (SUS).

Os estudos entregues pela COAD do HC nesta fase são nas áreas de Oncologia, Oftalmologia, Implante de Cardiodesfibrilador (CDI) e apoio para o funcionamento do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (CIATox). No total, os estudos representam aproximadamente R$ 8 milhões de recursos a mais para o hospital, caso sejam considerados os custos apresentados à DRS-7 para complementar a operação de  atendimentos clínicos aos pacientes da região de Campinas.

“Queremos trabalhar cada vez mais integrados na rede, contribuir com soluções frente às demandas da DRS-7, dentro da nossa experiência e natureza como hospital de ensino. No entanto, é necessário que o sistema seja sustentável. Para isso, são necessários recursos razoáveis para cumprir nossa missão. Estamos fazendo um esforço para implantar completamente o AGHUse no hospital e, assim, melhorar nossos indicadores, registro de produção e faturamento, para tornar mais clara a visibilidade interna e externa de nossas operações administrativas”, diz Rodrigo Bueno de Oliveira durante a reunião.

A COAD ainda pretende enviar mais dois estudos de custo de operação à DRS-7: Órteses e Próteses e Urgência e Emergência. Em paralelo, a Coordenadoria de Assistência (COAS) do HC trabalha com a revisão das Fichas de Programação Orçamentárias (FPO) contratadas e executadas para compor em conjunto estudos para renovação do contrato com o SUS, dentro do Grupo de Trabalho da Diretoria Executiva da Área da Saúde (DEAS) da Unicamp.

“Essas ações são capazes de favorecer as finanças do hospital e melhorar o atendimento de nossos pacientes, além de gerar progresso em nossa região, que compõem a DRS-7. Isso é muito bom para nosso hospital e para a população que é atendida pelo HC da Unicamp”, ressalta Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, superintende do HC.

Após o parecer técnico da DRS-7, os estudos seguem para diferentes níveis dentro da SES de SP para subsidiar propostas de novos convênios de subvenção. O prazo final para a repactuação dos convênios é dezembro de 2022.


Leia também:

Ir para o topo