HC promoveu segundo mutirão “Visão do Futuro”

O ambulatório de Oftalmologia do Hospital de Clínicas da Unicamp realizou neste sábado (17/08), o segundo mutirão de oftalmologia que atendeu 150 alunos, do 1º ano do ensino fundamental da rede pública paulista. O primeiro mutirão aconteceu em maio. O programa “Visão do Futuro” é uma parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde e da Educação, que visa à prevenção e à recuperação da deficiência visual em estudantes com idades entre de 6 a 8 anos.

Em Campinas até o mutirão de maio, 473 alunos, de 33 escolas da região, foram encaminhados para avaliação no HC. Foram prescritos óculos para 101 (22%) deles que serão fornecidos gratuitamente pelo Governo, com apoio de óticas parceiras. Os estudantes, já previamente selecionados pelos professores das escolas e treinados em testes de acuidade visual, foram submetidos a novos exames de acuidade visual, motilidade ocular, dilatação, fundoscopia, biomicroscopia, auto-refrator, refração e mapeamento de retina.

“O programa mescla benefícios para a saúde e para a educação das crianças, visto que detectar e corrigir problemas oftalmológicos pode contribuir para seu desempenho educacional. Até o momento, 32% dos alunos em hospitais de referência participantes do programa tiveram prescrição de óculos, que o Governo do Estado está fornecendo gratuitamente” declara o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Segundo a coordenadora da ação no HC, Denise Fornazari, após as consultas exames as crianças que necessitarem escolheram os pares de óculos. Estudantes com outros problemas de saúde ocular diagnosticados foram encaixados para os tratamentos indicados. “Nesta idade, a maioria das dificuldades visuais são os vícios de refração como a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo, mas também podem surgir casos de catarata congênita, conjuntivite alérgica entre outros”, esclarece.

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC